Etimologia do verbo latino tharere

1340 palavras 6 páginas
O sol sumia no horizonte do Rio Guaíba. Enquanto isso X-6 aguardava ser liberado. Logo após a consulta da palavra Amarelinha e do convite à sala de X-7, havia chegado a ordem de prisão para X-6: ao redigir o processo contra a palavra Amarelinha por Analogia Indevida, esqueceu-se de colocar as referências da pesquisa. Foi o que quase fez a tal Amarelinha perder o processo. O eficiente X-8 já resolvera o problema com o juiz Étimos, acertando-se como pena que o seu consultório daria uma consulta gratuita a uma humilde palavra. O misterioso detetive apenas acenou como forma de respeito, a que o juiz completou informando que a palavra logo estaria no consultório. Rápido X-8 saiu indignado e olhando para X-7, que perfumada como sempre deu-lhe um documento:
- Providencie a soltura de X-6, dizendo a ele que sua punição será a consulta gratuita de uma palavra. Só mesmo ele para fazer uma coisa dessas, nunca nenhuma palavra saiu do consultório sem pagar.
- Tire do salário dele. – sugeriu a impiedosa X-7, nessa tarde usando um chapéu charmoso com uma rosa presa, que lhe dava um ar ainda mais gracioso.
- Boa ideia. – afirmou o detetive. – Assim será. Na cadeia, X-7 entregou o documento para a delegada Aleteia:
- Vim soltar o X-6, altiva estendeu a mão
Após alguns segundos e ele chega, mais envergonhado que nunca:
- Que papelão hã!?
- Achei que minha assinatura fosse o suficiente. Quando estagiava no fórum só via a assinatura de X-8, às vezes nem isso. Podia acontecer de a palavra apenas dizer, “tive uma consulta com X-8” que o juiz Étimos levava como procedente.
- Pois é, mas você não é X-8. Vai levar tempo para chegar perto.
O caminho para o consultório era longo. Os dois não trocaram uma palavra até então. Logo que X-6 chegou ao consultório, ao subir as escadas sentiu que estava sendo observado: X-8 o olhava do outro lado da rua. Tia Odete passou por ele dando uma piscada e disse:
- Até os meus alunos sabem - bateu na testa com a palma da mão, mostrando

Relacionados