etico

Páginas: 4 (877 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
O situacionismo: Há uma Norma Universal

O situacionismo: Há uma Norma Universal

Resenhado por Gilberto G. Theiss[i]

GEISLER, Norman L., Ética Cristã: Alternativas e Questões Contemporâneas.Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo-SP, 2008. pp. 52-65.

O situacionismo pode ser encontrado entre os extremos do legalismo e do antinomismo. Os antinomistas não tem leis, oslegalistas têm leis para tudo, e o situacionismo de Fletcher tem uma só lei.
Esta visão ou ética está baseado no argumento de que há uma só lei para tudo, esta lei está enraizada no amor. Dentro deste exatocontexto, procura fixar firmemente numa só norma absoluta que possa ser aplicada a qualquer situação ética especialmente as mais complexas.

Para este conceito mais específico na visão de Fletcher,todos que colocam as leis comuns acima do amor, não passam de verdadeiros legalistas. Os legalistas podem ser tanto judeus, quanto católicos e protestantes, pois acreditam no amor ao dever, enquantoque o situacionismo sustenta o dever do amor. O dever do amor se torna o único imperativo ético que a pessoa deve ter, e no que diz respeito as outras regras morais, elas são úteis mas nãoinquebráveis.

Conforme destaca Fletcher, há quatro princípios funcionais do situacionismo:

O pragmático - quer dizer que o correto é apenas aquilo que é útil em nossa maneira de comportar-nos. É aquilo quefunciona ou satisfaz em prol do amor.

O relativismo – há um só absoluto; tudo o mais é relativo a ele. Assim como a estratégia é pragmática, as táticas são relativistas.

O positivismo –sustenta que os valores são derivados voluntariamente e não racionalmente. O homem decide sobre seus valores; não os deduz da natureza.

O personalismo – Os valores morais não são apenas o que as pessoasexpressam; as pessoas são os valores morais ulteriores. Não há coisas inerentemente boas; somente as pessoas são inerentemente valiosas.

A posição situacional pode ser explicada por suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etico
  • Etico
  • Ético e anti-ético do psicológo
  • Idealismo Etico
  • Fatores eticos
  • Minimo ético
  • Os ideais èticos
  • Ético político

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!