Eticado contador

1285 palavras 6 páginas
Introdução

No atual cenário, percebe-se que é efetivamente comum uma empresa exerce o controle sobre a outra de forma direta ou indireta.
Mediante essa realidade a necessidade de elaboração e publicação das demonstrações consolidadas vem aumentando cada vez mais, pois somente através desta técnica é possível reconhecer a situação financeira da empresa controladora como nas demais empresas controladas como se fosse uma única empresa.
Nesse sentido, as demonstrações consolidadas é uma das importantes inovações introduzidas no Brasil pela lei das S.A embora a mesma tenha sido adotada em outros países há muitos anos.
Tendo em conta que anteriormente as regras de consolidação eram ditadas pela CVM nº247/96e atualmente o principio que recém a consolidação advem do pronunciamento técnico CPC 36, este trabalho apresenta como foco principal objetivo das demonstrações consolidadas e quem de fato está sujeito a essa obrigatoriedade.
Definições
1-Demonstrações consolidadas são demonstrações contábeis de um grupo econômico, apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.
De acordo com o CPC 36, grupo econômico é definido como constituído pela “controladora e todas as suas controlados” e isso independe de grupo estar ou não constituído formalmente, nos termos do capitulo XXI da lei das sociedades por ações.
Controladora é uma empresa investidora que detiver uma ou mais controlados. De acordo com a lei 6404/76 art. 243 controlada é a sociedade no qual a controladora, direta ou indiretamente é titular de direitos de sócios que lhe assegurem de modo permanente preponderância nos deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Vale ressaltar que a controladora que estiver dispensada da apresentação das demonstrações contábeis consolidadas em conformidades com o disposto no item 10 pode apresentar as demonstrações contábeis separadas conforme pronunciamento técnico CPC 35 demonstrações separadas lembrando que não se confundem com

Relacionados

  • PLANO DE NEGÓCIOS 1
    3126 palavras | 13 páginas
  • Edital
    19699 palavras | 79 páginas