etica

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Uma parte do hodierno cenário político do Brasil assombra e indigna a população, dadas as denúncias e constatações de malversação da máquina pública. No entanto, existe uma linha bem tênue quepassa quase sempre despercebida aos olhos do grande público: a diferença da ética do particular e da ética do gestor público, algumas vezes incompreendida. E é justamente o motivo desta incompreensão quepassaremos a explanar.
Antes de adentrar no mérito do que seja ética da convicção e ética da responsabilidade, cumpre explicar o gênero, ou seja, a Ética, do qual aquelas são espécies.
De acordo comMiguel Reale:
"... não é a Doutrina da Ação em geral, mas propriamente a Doutrina da Conduta, da ação inseparável de sua razão ou critério de medida, de sua norma, mediante a qual se expressateleologicamente um valor. A Ética é, em suma, a teoria da conduta, o que equivale a dizer: teoria normativa da ação." (Miguel REALE, Filosofia do Direito, Vol. I, Tomo II, p. 346)
Para responder aoquestionamento de por qual motivo o ordenamento jurídico por vezes parece destoar do fim para o qual ele foi preponderantemente criado, mister se faz informar o que seja ética da convicção e ética daresponsabilidade, e ainda as teorias do Mínimo Ético e dos Círculos Secantes.
Chama-se ética da convicção as ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Ouseja, é o "dever pelo dever", no dizer de Immanuel Kant. Ética da responsabilidade, por sua vez, é a moral de grupo, muito diferente da individual, pois aquela se refere às decisões tomadas pelogovernante para o bem-estar geral, embora muitas das vezes possam parecer erradas aos olhos da moral individual.
Na ética da responsabilidade, o que valida um ato é o resultado, e não a intenção. Destarte,podemos afirmar que a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas por aqueles que, investidos no poder, tudo fazem para manter a harmonia social.
A Teoria do Mínimo Ético, desenvolvida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!