Etica

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
A palavra contabilidade deriva do latim computare e significa: contar, calcular, computar etc. Apesar disso, não se deve confundir Contabilidade com Matemática. Para o contabilista ser um excelenteprofissional, não precisa ser um profundo conhecedor da Matemática. Na maioria das vezes, bastam-lhe os conhecimentos matemáticos básicos, como: frações, razões, proporções, porcentagem, regra detrês etc. Quem não gosta de Matemática, ou tem dificuldade em aprendê-la, não significa que irá detestar Contabilidade ou que terá necessariamente dificuldade em aprendê-la.
Portanto, podemos dizer queà luz do estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas a Contabilidade não pertence ao grupo das ciências exatas é uma ciência social.
A História nos revela quea existência da Contabilidade remonta a tempos imemoriais, antes mesmo do aparecimento da moeda, face à necessidade das pessoas de controlar seus bens, suas dívidas, seus ganhos e perdas, ou seja,sua riqueza patrimonial.
Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente há 4.000 anos antes de Cristo.
De fato, no início da civilização jáse observava a necessidade de se avaliar os acréscimos ou decréscimos da criação de rebanho, utilizando-se um monte de pedrinhas para estabelecer a correspondência entre elas e as ovelhas. Aocomparar o monte de pedrinhas de cada período, o pastor observava se havia obtido lucro ou prejuízo em suas atividades.
Assim, a Contabilidade surgiu da própria necessidade que as pessoas têm de controlaro que possuem bens e direitos, ganham, perdem ou devem.
Contudo, a partir do desenvolvimento comercial, houve um aumento significativo do acúmulo de riquezas, surgindo, assim, uma necessidade maiorde se realizar o controle patrimonial. Com efeito, a Contabilidade tornou-se indispensável à realização desse controle.
Frei Luca Pacioli, considerado o Pai da Contabilidade, escreveu a primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!