Etica e Serviço Social: Fundamentos Ontologicos

Páginas: 8 (1829 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
A Sociologia da Educação estuda as relações entre a educação, a escola e a sociedade
(a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque viver sem se relacionar é impossível; os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; a escola como unidade sociológica;estudo dos processose das influencias sociais envolvidos na atividade educativa; a sala de aula como subgrupo de ensino e o papel do professor).
Parte do princípio que o processo educativo é um processo de formação humana, pois apesar de nascermos biologicamente seres humanos somos incapazes de ter o comportamento que se espera de um ser humano em sociedade. Somente depois de um longo percurso de aprendizagens éque de fato seremos capazes de viver como humanos com base em nossa história e em nossa cultura.
Este é o ponto de partida dos estudos da Sociologia sobre a Educação e que, por isso para a sociologia a educação é um longo processo que nos humaniza.
Para a Sociologia da Educação o ser humano é realmente humano quando se torna consciente da realidade social em que vive. É capaz de atuar naconstrução e na transformação dela.
No transcorrer da história essa função educadora foi assumida por diversas instituições como o clã, a tribo, (a aprendizagem visava à construção de um homem pleno), a família em diferentes momentos da sociedade (na Idade Média a aprendizagem conviveu com dogmas e mistérios).
Mas, a partir do final da idade média, é a escola que assume esta função em razão dasprofundas modificações nas formas de organização da sociedade que marcaram este período (a aprendizagem passou a ter um sentido científico, aprender passou a ser “saber” explicar o mundo à nossa volta).
No mundo reinventado pela modernidade, surgiram inúmeras novas práticas sociais e, claro, novos papéis a serem desempenhados. A formação de novas classes sociais, a alteração dos modos deprodução, a industrialização e o capitalismo ampliaram a necessidade de uma instituição especializada para a educação das crianças e dos jovens e fizeram surgir a escola como a conhecemos hoje.
Neste mesmo período, o surgimento e o fortalecimento dos países reforçaram ainda mais o papel institucional da escola que se tornou um importante local de integração cultural da população, fundamental para amanutenção dos países (esse tempo foi marcado pela aprendizagem técnica, era “saber” como funciona, passando pelo período da aprendizagem cognitiva, psicomotora e afetiva e, finalmente “Aprender a Aprender).
É importante definir a escola como uma instituição moderna do ponto de vista social e histórico. Por que em cada período histórico ocorreram mudanças: da produção feudal para a produçãoindustrial, da vida do campo para a vida na cidade, do poder das mãos da monarquia para as mãos da burguesia, enfim diversos avanços rumo a democracia.
A escola dissemina concepções de mundo dos grupos sociais que disputam o poder na hierarquia social e por isso, não é uma instituição neutra. Ela promove algumas ideias e valores e, com a ajuda da Sociologia da Educação podemos identificar como essasideias e valores tem colaborado para a construção da sociedade.
Entre as décadas 40 e 60 do século passado foi que a Sociologia da Educação se constituiu como campo de pesquisa específico, por conta da ampliação da escola (universalização do ensino médio) colocando ao Estado a necessidade de um maior conhecimento sobre a população escolar e sobre o funcionamento dos sistemas de ensino, permitindo oseu planejamento e controle, ampliando-se desta forma os financiamentos para a pesquisa educacional, principalmente em países como a Inglaterra e os Estados Unidos. Tais financiamentos permitiram o desenvolvimento de pesquisas sobre os sistemas de ensino produzindo as condições essências para a institucionalização e consolidação da Sociologia da Educação como campo de estudo específico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e Serviço social- Fundamentos Ontologicos
  • ética e serviço social fundamentos ontológicos
  • etica e servico social fundamentos ontologicos
  • Etica e servico social, fundamentos ontologicos
  • Resumo do livro ética e serviço social fundamentos ontológicos.
  • Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos
  • RESUMO DO LIVRO: ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS CAPÍTULO 2 RUMO À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MORALIDADE
  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!