Etica e responsabilidade social nas organizações

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO ORGANIZACIONAL

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Referências

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO ORGANIZACIONAL

SALVADOR
2011



SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 03

2.DESENVOLVIMENTO 04/05
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

3.CONCLUSÃO 06

4.REFERÊNCIAS07

Podemos ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético?
Na atualidade, ética não é mais uma opção. Na gestão organizacional é uma questão de sobrevivência.Com a velocidade que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez. Hoje não se pode avaliar uma empresacom os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.
As empresas precisam se mobilizar para que a sua gestão seja voltada para a questão da responsabilidade social e estruturarem projetos voltados para uma gestão socialmente responsável, investindo na relação ética, transparência e dequalidade com todos os seus públicos de relacionamento, clientes internos e externos.

03
A responsabilidade social da empresa está intimamente ligada à visão de ética que seus gestores têm.
Na verdade, a ética, que entendemos como a maneira de pôr em prática nossa hierarquia de valores morais, e o exercício da responsabilidade social da empresa anda de mãos dadas. E esta é uma visão bastantecomplexa diante dos mais variados tipos de pressão às quais os administradores são submetidos diariamente nas suas tarefa.
É a filosofia do “mais ou menos”, que vem se manifestando em todos os aspectos da vida nacional. A clareza, a distinção nítida entre o certo e o errado, que infelizmente não se ensina mais nas escolas e nas famílias e que se pratica cada vez menos na atividade profissional,traz para este país, sem que se perceba, um imenso volume de problemas. Creio que se realmente quisermos, um dia, nos relacionarmos em termos de igualdade com o chamado “Primeiro Mundo”, aí está um problema de ética e responsabilidade social que precisamos resolver. Lembraria aqui, apenas a título de exemplo, as dificuldades causadas pela falta de pontualidade e pela falta de garantia de umaqualidade continuada nas exportações; a mentalidade do querer “levar vantagem em tudo” etc.Mas o que eu quero dizer efetivamente é que, queiramos ou não, na administração dos negócios, somos constantes e permanentemente envolvidos em decisões que devem ser tomadas e nas quais o posicionamento ético que assumimos é fundamental. E nestas decisões, se os valores em nome dos quais a empresa está no mercadonão forem muito claros na cabeça dos administradores, corre-se, no mínimo, o risco de ser incoerente e, quase sempre, o de tomar a decisão errada.Muitas empresas procuram, hoje em dia, ajudar seus administradores neste sentido, definindo “códigos de ética” ou “credos” em que estes valores básicos se encontram esclarecidos e traduzidos em todo um instrumental de trabalho. (Exemplos: Boeing, Johnson &Johnson, J. C. Penney, Vale do Rio Doce, etc.)
A nossa tendência, como administradores eficientes que somos, é de tomar sempre as nossas decisões em função da relação custo-benefício (ou, como diz o americano, o “bottom line”). Ora, em muitas situações, os valores morais e os princípios éticos que estão em jogo não permitem – ou não deveriam permitir – a montagem deste tipo de equação. Conta-seque na década de 30, quando o lendário Alfred Sloane era presidente executivo da General Motors, apresentaram-lhe o vidro de segurança para ser usado nos pára-brisas dos carros. Ele teria recusado, dizendo: “Se eu aceitar todas as bobagens que me são propostas, onde vai parar o dividendo dos acionistas?”
04
Quantas pessoas morreram ou foram desfiguradas por causa dessa decisão? Ainda no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e responsabilidade social nas organizações
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • .RESPONSABILIDADE SOCIAL E ETICA NA ORGANIZAÇOES
  • “Responsabilidade Social: a ética vivida nas Organizações"
  • Responsabilidade social : a ética vivida nas organizações.
  • responsabilidade social a etica vivida nas organizaçoes
  • A dimensão ética da responsabilidade social nas organizações
  • Responsabilidade social e das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!