ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Páginas: 9 (2022 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
Universidade Anhanguera

Processos Gerenciais






Ética e Relações Humanas no Trabalho




RA:
RA:











Ética e Relações Humanas no Trabalho



Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera.Orientador: Mariciane Moraes Nunes











Bragança Paulista2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 ÉTICA E RELAÇOES HUMANAS NO TRABALHO 4
3 AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES ÉTICAS PRESENTES NO FILME "AMOR SEM ESCALAS" 6
3.1 Considerações e observações sobre o artigo "Alguém já viveu um amor sem escalas" 7
4 CONCLUSÃO 8
5 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores culturais e históricos, e cada sociedade e cada grupopossui seus próprios códigos de ética.
Porém esses códigos seguem uma mesma linha de pensamento: qualificação do ponto de vista do bem e do mal.
O objetivo desse trabalho é analisar a ética na sociedade, no ambiente organizacional e na política. Onde foram analisados vários artigos de diferentes autores e livros sobre o tema.
No capítulo 2, falamos sobre as principais implicações sobre a éticae as relações humanas no ambiente de trabalho.
Nos capítulos 3 e 3.1 temos uma analise do filme "Amor sem Escalas", discutimos o contexto, as atitudes antiéticas e nossa opinião sobre o artigo de Fernando Adas.
Assim podemos concluir que atitudes éticas são essenciais às relações humanas, sejam elas no ambiente de trabalho ou na sociedade.
E que atitudes éticas deveriam ser a base da moral e dobom costume da sociedade contemporânea.
2 ÉTICA E RELAÇOES HUMANAS NO TRABALHO
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamentehumano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
A ética é definida como a teoria, o conhecimento oua ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Segundo Peter SINGER [in Ética prática,] defende que a ética...
1. não é "um sistema ideal nobre na teoria, mas inútil na prática" — "a finalidade do juízo ético é orientar a prática" (p. 18);
2. não é "algo que apenas se torneinteligível no contexto da religião" (p. 19) — podemos encontrar "a origem da ética nas atitudes de benevolência e solidariedade para com os outros que a maioria das pessoas possui" (p. 20);
A ética é essencial para a interação no meio social comum e para as regulamentações profissionais e empresariais.
É importante para a efetividade profissional e organizacional, ainda mais no Brasil, onde o povotem valores deturpados sobre o que é moral e virtuoso.
Cabe sempre, quando se fala em virtudes profissionais, mencionarmos a existência dos códigos de ética profissional. As relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana podem ser reunidas em um instrumento regulador. É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício daprofissão passam a controlar a execução de tal peça magna. Tudo deriva, pois, de critérios de condutas de um indivíduo perante seu grupo e o todo social. Tem como base as virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão, abrangendo o relacionamento com usuários, colegas de profissão, classe e sociedade.
Na Política, Aristóteles afirma que o homem é por natureza um animal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e Relações Humanas no Trabalho
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • “Ética e Relações Humanas no Trabalho”
  • Éticas e relações humanas no trabalho
  • ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • Etica e relações humanas no trabalho
  • Ética e relacões humanas no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!