etica e pratica profissional em saude

Páginas: 11 (2678 palavras) Publicado: 1 de julho de 2015
Ética e prática profissional em saúde


A tolerância é a consequência necessária do reconhecimento de que somos falíveis; errar é humano, e todos nós cometemos erros permanentemente. Então, perdoemo-nos uns aos outros as nossas loucuras. Este é o fundamento do direito natural (Voltaire). Embora existam várias teorias éticas e modelos de análise teórica, não pretendo fazer uma revisão sobre osdiversos modelos existentes, nem tampouco entrar em definições, caracterizações e comparações entre os diversos termos utilizados na ética aplicada à saúde – bioética; ética biomédica; ética da saúde e outros.
Minha proposta é oferecer fundamentos para a reflexão sobre a forma como temos agido e como temos sido enquanto profissionais de saúde, independente do tipo de prática exercida –assistência, pesquisa, educação.
Meu ponto de partida é a compreensão da ética como um ramo da filosofia prática que tem como propósito refletir sobre o agir humano e suas finalidades; o estudo dos conflitos entre aquilo que podemos considerar como moralmente justificável e aquilo que não pode ser assim considerado. Neste sentido, inicio apresentando um conceito mínimo de moralidade, após, destaco algunsaspectos históricos da ética vinculada a saúde e, a seguir, apresento uma noção da ética principialista.
Finalmente, apresento três modos gerais de relação cliente/profissional de saúde, detendo-me no modo de abertura para o outro. Embora a abordagem dos problemas de saúde implique em intervenções em fatores sociais e políticos, comportamento humano e institucional, tradições e tecnologias, é nodia-a-dia da prática em saúde que exercemos nossa moralidade e nos deparamos com a finalidade e o sentido da vida humana, obrigações e deveres, e nos posicionamos acerca do bem e do mal. É nessa prática que, cotidianamente, nos é imposto decidir como devemos viver nossa vida, em relação a nós mesmos e em relação aos outros; e, como devemos ser enquanto profissionais de saúde.
É difícil definir oque é moralidade. A ética é uma tentativa de compreender sistematicamente a natureza da moralidade e o que ela exige de nós. A moralidade é, antes de tudo, uma questão de consulta à razão. Uma atitude moralmente aceitável é determinada pelas melhores razões para realizá-la.
Portanto, não é tão simples compreender o que significa viver moralmente. Por este motivo, existem várias teoriasfornecendo-nos fundamentos para encontrar as melhores razões para tomar uma ou outra atitude. De qualquer maneira, mesmo levando em consideração que referências filosóficas e teóricas nos ajudam a pensar criticamente, é sempre bom ter em mente que a aplicação rotineira de métodos nunca é um substituto satisfatório para a inteligência crítica.
O individuo pode agir de uma forma e de acordo com outro, pode agirde maneira distinta; o fato é que a pessoa não pode agir das duas maneiras, pois nenhuma das duas é suficientemente dominante. Independente da atitude escolhida à pessoa vai estar sempre contrariando um fundamento ou outro. No entanto, é bom lembrar que conflitos entre exigências morais e interesses pessoais não são morais e sim, conflitos práticos; julgamentos morais são diferentes depreferências pessoais.
Os conceitos de moralidade e de agente moral que foram apresentados podem fundamentar nossa compreensão tanto dos conflitos cotidianos em saúde como a análise de fatos ocorridos na recente história da humanidade.
Em 1978 esta Comissão publicou o Relatório Belmont, a partir do qual se originaram as primeiras. Os três princípios básicos publicados no relatório foram autonomia,beneficência e justiça. Após a publicação do Relatório a abordagem dos problemas envolvidos na pesquisa em seres humanos deixou de ser analisada a partir dos códigos mas de acordo com estes três princípios
Apenas um ano após a publicação do Relatório Belmont em 1979 foi publicado o livro Principles of Biomedical Ethics. Ao contrário do relatório que foi escrito com a preocupação voltada para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os profissionais de Saude e sua postura etica
  • O profissional da saúde e a ética
  • os profissionais da saúde e sua postura ética
  • ÉTICA E PRATICA PROFISSIONAL
  • Ética profissional na saúde
  • A importância das teorias ética na prática da saúde
  • CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICÓLOGO E A PRÁTICA PROFISSIONAL
  • A importância do profissional de recursos humanos na prática da ética profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!