Etica e liderança

Páginas: 11 (2535 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Prólogo

Nascido nos EUA, luterano por batismo, casado com Rachael a quem conheceu na Universidade Valparaíso, no estado do Indiana, pai de John Jr. seu primeiro filho adotivo e de Sara, John vivia um momento que parecia único em sua vida, era gerente geral de uma grande indústria onde desfrutava de um alto salário, possui diversos bens e imaginava que gozava de uma vida perfeita. Porém, sem seder conta, a sua família estava se desestruturando. Sua esposa reclamava que era infeliz no casamento, o relacionamento com os seus filhos não ia nada bem, assim como as suas relações sociais também não caminhavam como ele desejava.

John Daily era um típico homem que dedicava mais e mais esforços no seu trabalho e não dava uma merecida atenção a sua família e sua vida pessoal. Ele haviaeleito o seu trabalho como o seu porto seguro, onde desfrutava de relativo sucesso, porém uma reviravolta inesperada ocorreu na sua empresa, com a eclosão de uma revolta sindical que ocasionou forte atrito e desgaste dentro da companhia, o que desagradou o seu chefe, que o culpou por um problema de gerenciamento de sua responsabilidade. Nada corria bem na vida de,John que estava irrequieto, tenso eestressado, então Rachel sugeriu que ele conversasse com o pastor da igreja, que o recomendou que se afastasse durante alguns dias do trabalho para que participasse de um retiro num mosteiro cristão chamado João de Deus.

Neste retiro um dos frades era o "lendário" Len Hoffmam, um ex executivo de uma das maiores empresas do país, o que despertou o interesse em John. Sua esposa junto ao pastor oincentivou e mesmo relutante ele aceitou ir ao retiro

Ao chegar no retiro, durante uma conversa com o porteiro, John fica sabendo que há 10 anos o reitor do mosteiro, tinha dado ao então Len Hoffmam o nome de Simeão, o mesmo nome que sempre o acompanhou em seus sonhos e vida. Tal fato lhe causou um forte impacto.


Capítulo 1
As Definições

Já devidamente instalado no mosteiro, ao acordarna manha seguinte para a primeira cerimônia do dia as cinco e meia da manhã, John prontamente se pôs a observar quem era entre os frades o Len Hoffmam, ou o “irmão Simeão”. Após o intervalo, John solicitou ajuda a um frade para acessar a internet e começou então a pesquisar sobre a vida Len Hoffmam. Depois da missa assistida após a pesquisa, ele resolveu ir até o seu quarto em busca de umagasalho e finalmente teve o seu encontro com o irmão Simeão, que concertava um vazamento no seu banheiro.
Aquela cena causou estranheza em John. Len Hoffmam era uma lenda no mundo dos negócios e tinha ganhado fortunas no auge de sua carreira, e estava ali consertando seu vaso. Desfeito o embaraço inicial, John teve um rápido dialogo com Len Hoffmam onde solicitou ao mesmo uma conversa reservada quefoi educadamente negada, em prol de uma reunião coletiva na manhã seguinte.
Naquela primeira reunião, John chegou minutos antes do começo da aula, estava animado, já que havia encontrado Len Hoffman algumas horas antes, e ficou ligeiramente feliz ao saber que ele iria ministrar as aulas sobre liderança. Len Hoffmam que agora era chamado de irmão Simeão pediu humildemente que todos se apresentassembrevemente, e disse que não apenas eles aprenderiam naquela semana mais ele também aprenderia com eles. Simeão iniciou a reunião dizendo que seria um privilégio para ele compartilhar com todos da sala durante aqueles sete dias os princípios de liderança que mudaram a sua vida e que faria questão de repassar as chaves da liderança, mais que caberia somente aos visitantes a tomada de decisões sobrea aplicação ou não desses princípios em suas vidas.
Durante a aula, todos questionaram sobre o significado das palavras líder e liderança. Em meio ao debate Len esclareceu um questionamento de Lee sobre o fato de Simeão evitar o uso das palavras gerente e gerência em lugar de líder e liderança, ao que que Simeão esclarece:
Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e liderança
  • Ética e liderança
  • Ética e liderança
  • Ética na liderança
  • Liderança e etica
  • Liderança e ética
  • Etica e liderança
  • Ética e liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!