Etica e legislação profissional

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciencias contabeis



a legislação profissional do contabilista

Montes Claros
2010



a legislação profissional do contabilista

Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética e Legislação Profissional do curso de graduação emCiências Contábeis III.

Orientador(a): Prof.: Luciano Gomes dos Reis

Montes Claros
2010

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 NBC P3 – NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITOR INTERNO .........................4

3 NBC T2 - DA ESCRITURAÇAOCONTABIL........................................................5

4 - CFC - NORMA PROFISSIONAL E NORMA TECNICA ........................................6

5 CONCLUSAO...........................................................................................................7

REFERENCIAS..........................................................................................................8

INTRODUÇÃO
As normas em vigor no Brasil sãoemitidas em conjunto pelo CFC, IBRACON, Banco Central do Brasil, a CVM e a Superintendência de Seguros Privados e tem por objetivo, a regulação da profissão contabil e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais da area no desenvolver de seus trabalhos.





- NBC P3 – Normas Profissionais de Auditor INTERNO

Competência Tecnico-Profissional - OContador, na função de auditor interno, deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, da legislação inerente à profissão, dos conceitos e técnicas administrativas e da legislação aplicável à Entidade.
Autonomia Profissional - O auditorinterno, não obstante sua posição funcional deve preservar sua autonomia profissional.
Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos - O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões; A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação;A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento requerido nas circunstâncias; Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou Órgãos equivalentes.
Relacionamento com Profissionais de Outras Áreas - O auditor interno pode realizartrabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas segundo a habilitação técnica e legal dos seus participantes.
Sigilo - O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho, não as divulgando para terceiros, sem autorização expressa da Entidade em que atua. O deverde manter o sigilo continua depois de terminado o vínculo empregatício ou contratual.
Cooperação com o Auditor Independente - O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração de Entidade em que atua, e, no âmbito de planejamento conjunto de trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias,quando este entender necessário.

- NBC t 2 – DA ESCRITURAÇAO CONTABIL
NBC T 2.1 - DAS FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A Entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico. A escrituração será executada: em idioma e moeda corrente nacionais; em forma contábil; em ordem cronológica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e legislação profissional
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
  • Ética e legislação profissional
  • Apostila de ética e legislaçao profissional
  • Ética e legislação profissional
  • Direito, legislação e ética profissional
  • etica e legislação profissional
  • Ética e legislação profissional-clt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!