etica profissional

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
ETICA PROFISSIONAL
AVALIAÇAO I

De acordo com o dicionário a ética seria definida como parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. Sendo importante ressaltar que ética e moral não seriam a mesma coisa, e apesar de existir essa confusão, desde a origem do termo na Grécia (as duas remeteriam a ideia de costumes), moral estaria ligado a ideia de umconjunto de normas ou regras de normas admitidas por uma sociedade ou por um grupo humano em determinada época, portando tendo um caráter normativo. Já ética tem um caráter racional, busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. Contudo, ambos são considerados comportamento propriamente humano que não e natural, o homem não nasce com ele como se fosse uminstinto, mas é adquirido com os hábitos sociais. Também não se devendo assumir que tudo que é legal é moral, já que por vezes pode existir atos que são ilegais e morais e ouro legais e imorais.
Ao se analisar historicamente as principais correntes que se dedicaram ao estudo da ética se percebe uma “evolução” no conceito seu conceito. A ideia do que seria ética e ético surgiu ainda na Grécia sedestacando vários pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles e apesar das diferenças, um ponto comum da filosofia grega nesse período com relação a ética é que eles tinham a concepção de que a virtude, fruto da ética, resulta do trabalho reflexivo, da sabedoria, do controle racional dos desejos e das paixões. Já na idade média, devido a visão teocêntrica do mundo, o conceito de ética se aproximoudos ideais religiosos, perdendo grande parte do seu caráter racional. Contudo, na idade moderna, e posteriormente com o iluminismo, há novamente uma secularização do conceito de ética, de modo que um ateu pode ser moral e uma pessoa religiosa imoral, possibilidade inaceitável durante a idade média. Nesse contexto se sobressaiu a figura de Kant e as ideias da sua tese, ele rejeitando as concepçõesque predominavam até então e que norteavam a ação moral a parti de condicionantes como felicidade ou interesse, para ele agir de forma ética se baseia somente na razão.
Nesse sentido, partindo do ponto de vista da ética como sendo fruto de um processo racional, assume-se que só se pode fazer o julgamento ético de atitudes tomadas pelos seres humanos. Eliminando a ideia de comportamento instintivodo homem, já que esse tipo de comportamento se restringiria aos animais, regidos por leis biológicos e que mesmo se capazes de aprenderem e dentro de suas limitações, se adaptarem de acordo com a situação, seus gestos não adquirem significado, não gerando cultura, como a dos seres humanos.
Por sua vez o homem possui ferramentas construídas histórica e socialmente que lhe permite analisar seus atose classificá-los em morais ou imorais, em éticos ou antiéticos. A medida que ele consegue estabelecer um juízo de valor, definindo o que é bem/bom, mal/mau e o que é felicidade e infelicidade; que tipos de sentimento e intenções são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral e também os valores éticos; compreendendo que suas decisões e posteriores ações possuem consequências para ele e paraos outros e que podem conduzir a infelicidade do outro. A partir daí sendo capazes de definir um ato como moral e imoral, definir se ele é correto e justo ou incorreto e injusto, conforme esteja ou não de acordo com a norma estabelecida, portanto sendo um ato consciente, fruto do processo racional, então pode ser fruto de um julgamento dos seus valores éticos e dos seus atos.
Podendo-se assumirum ato imoral como sendo um ato que conscientemente que vai contra os valores estabelecidos, um ato que conscientemente afetará o outro de forma a lhe causar dano. Havendo ainda o que se chamaria de ato amoral, que seria o ato que desconsidera completamente qualquer respeito a norma, sem nenhuma referência aos valores, sendo uma negação a moral.
Por fim se eliminando a ideia de que o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética profissional
  • Etica profissional
  • Ética profissional
  • ética profissional
  • Ética Profissional
  • Ética profissional
  • Ética profissional
  • Etica profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!