etica no trabalho

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014




Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS






jose....................










ÉTICA NOS NEGÓCIOS




Arcoverde - 2014

jose......................







ÉTICA NOS NEGÓCIOS





Atividade Interdisciplinar – Portfólio individual, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Professores: José Manoel da Costa,Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Regiane A. B. Moraes, Marcia Bastos de Almeida e Joenice Leandro Diniz.






Arcoverde – 2014





SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................O4
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05
3.CONCLUSÃO...............................................................................................8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................9





















1. INTRODUÇÃO

Ao estudar o tema “Ética nos Negócios”, fica evidente sua ação sobre a orientação dos profissionais. É fundamental tomar como base as orientações da Lei para melhordesempenhar o papel como profissional.
No caso em questão, observamos uma prática muito mais comum do que se imagina e cada vez mais crescente em nosso meio. Este caso da Schincariol aconteceu ha poucos anos e não é um caso isolado, único e muito menos, o último.
Cabe a cada profissional e gestor, zelar pela ética e profissionalismo. A honestidade é o princípio maior, que traz consigo todosos outros requisitos que um bom profissional dever possuir e almejar para desempenhar suas funções com diligência e transparência.
















4
2. DESENVOLVIMENTO

2. 1 Código de Ética do Contador:
Art. 1º O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nosassuntos relacionados à profissão e à classe.
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
Com base no Art. 1º do Código de Ética Profissional do Contador, percebe-se o contador foge totalmente aos princípios básicos que regem profissionais do ramo da contabilidade ou qualquer outro profissional que atuou nesta empresa. Todo profissional deve ser conduzido pelo código de éticaque regulamenta sua profissão. O contador, profissional em questão para ser analisado neste caso, teve total falta de ética quanto ao cumprimento dos seus deveres e obrigações. Ele infringiu muitos artigos do Código de ética do Contador.
Analisaremos alguns artigos:
Art. 2º
I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, emespecial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
Ao analisar o caso em questão, confrontando com o artigo I do Código de Ética, percebemos que o contador não exerceu de formahonesta, zelosa, ou capacidade técnica, sua profissão, seu trabalho. Ele foi desonesto, sonega impostos e compactua com tamanhas fraudes e não pode ser digno de ser considerado um profissional.
III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;
Somente o profissional contábil deve ser o responsável pela orientação técnica das tarefas de seu setor. Cabendo a elee somente a ele, orientar, dirigir os diretores, presidentes e funcionários sobre o que pode ou não e deve ou não ser feito.

5
Art 3º
II – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;
Prática de atividades ilícitas como por exemplo a legalização de empresas chamadas “fantasmas”, auditorias fraudulentas, "maquiadas",...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de etica
  • Trabalho de etica
  • trabalho de ética
  • Trabalho de ética
  • trabalho de etica
  • Trabalho de Etica
  • Ética no Trabalho
  • Trabalho de ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!