Etica na negociação

Páginas: 7 (1535 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1. Definição da Ética
Ética é a ciência dos costumes dos atos humanos, nada mais é que um conjunto de praticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que orientam essas praticas.
A ética e a verdade são a essência da consciência humana. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos.
Uma sociedade eticamente comprometida com o respeito ádignidade ela se apóia em três conceitos éticos:
• É essencial que ela seja justa – que haja oportunidade para todos;
• É necessário que ela seja livre – que a vontade educada torne a liberdade responsável;
• E que seja solidaria – que haja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.

Sentimos a necessidade de viver em sociedade, e para que a convivência seja pacífica devemos respeitar odireito, a moral e a ética. De forma generalizada, ética é o estudo do que é bom ou mau, buscando justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito.













2. A ética na negociação

A ética na negociação, ela tem como objetivo usar os códigos de valores que determinam o comportamento e influenciam a tomada de decisões, baseados nos princípios moralmente aceitosque determinam, o que deve ou não deve ser feito em função do que é classificado como certo ou errado.
Dentro da negociação, à ética está relacionada com o grau de honestidade e de sinceridade que o negociador possui com seu oponente.
Quem é que nunca negociou, o mundo inteiro negocia, a negociação tem um poder muito grande na conciliação de interesses. A negociação acontece quando nos dispomosa ceder os objetivos negociáveis em troca de conseguir algum retorno.
As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organização, seja no ambiente interno: negociando com colaboradores ou entre departamentos funcionais, seja no ambiente externo, quando se trata de contratos ou parcerias com os mais diversos clientes (consumidores do produto /serviço e fornecedores, por exemplo) onde osucesso incidirá sobre o desempenho da empresa.
Em uma negociação internacional, o negociador precisa principalmente conhecer o país onde vai negociar. Suas crenças, sua cultura e tradições são fatores decisivos para o sucesso ou o fracasso. Por isso aqueles que não procedem de maneira ética em uma negociação acabam ficando em desalinho (desordem, confusão).












3. Conclusão

Aconclusão que tivemos foi que em uma negociação baseada na ética é o melhor caminho para se alcançar resultados. As organizações e os profissionais éticos tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais, pois inspiram confiança e credibilidade.
É necessário prestarmos atenção em alguns pontos importantes: Sempre verificar o que não é negociável e aceitar a realidade; ser honesto comnós mesmos e depois com os outros, pois a honestidade gera prestígio ; prometer o que podemos cumprir, sem fazer promessas apenas para aproveitar a oportunidade, sem pretensão ou sabendo que pode cumpri-la; antes de negociarmos devemos analisar todas as possibilidades e alternativas, para facilitar a busca de uma solução; sempre dizer não nos momentos em que os fatos não estiverem corretos noponto de vista ético, temos que conhecer a legislação referente ao assunto. Um dos pontos mais importantes é construir um relacionamento sólido e efetivamente.


Filme: A negociação
Na primeira cena do filme, o personagem Dany Romam, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson, utiliza as três variáveis básicas da negociação que são: Tempo, Poder e Informação.

• Conduta ética
Uma das condutaséticas é quando o personagem Danny (Samuel L. Jackson). Usa comunicação nas negociações age com flexibilidade e responsabilidade na cena em que é o negociador do sequestro da menina no início do filme, Danny ouve com atenção o sequestrador e estimula um acordo com o mesmo, acabando com sucesso na ação.

• Conduta antiética
Quando Danny através de seu parceiro e amigo descobre que sua equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociacao e etica
  • Ética e Negociação
  • Ética na negociação
  • Ética e Negociação
  • etica na negociação
  • Etica na negociação
  • A Ética na Negociação
  • A Negociação. Condutas éticas:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!