etica na hipnodontia

1654 palavras 7 páginas
ÉTICA NA PRATICA DA HIPNODONTIA
Dr. Angel Olives (*)
Buenos Aires — Argentina

O que é a ética? É parte da Filosofia que trata da moral e das obrigações do homem para consigo mesmo e em suas relações públicas e privadas. No exercício de nossa profissão, essas obrigações são, em primeiro lugar, para com os pacientes e para com o grupo social do qual formamos parte: os colegas.
A ética é um conjunto de normas que velam pela correção de procedimentos, que se devem realizar em um plano geral em benefício do paciente e também evitando que afetem o prestígio do profissional. Quando se não as cumpre, a ética estabelece sanções que são, sem dúvida, diferentes das jurídicas.
Nos pacientes é clássico o temor ao dentista. Apesar dos progressos da técnica, apesar da eficácia da anestesia química que habitualmente se usa, apesar da paciência e empenho que o profissional demonstra para inspirar confiança, simpatia, segurança; apesar de tudo isso, não consegue muitas vezes que o paciente domine seu terror à c jdeira dentária, seu medo ao motor, sua apreensão à picada da agulha. Essas manifestações se exacerbam nas pessoas nervosas.
A hipnose é o único recurso isento de tóxicos, com o qual se pode já obter que tal apreensão e ansiedade desapareçam, e se pode trabalhar sem temor e sem dor. Aspirações tão intensamente desejadas justificam o entusiasmo pela citada disciplina. Sua difusão se estende cada dia mais.
Ao aplicá-la, cada praticante deve levar em conta que a relação interpessoal adquire com a hipnose maior hierarquia.
O indivíduo atua sempre como uma totalidade e toda nossa intervenção o afeta integralmente.
Os preceitos da ética se impõem com nais rigor. Descontando aqueles de ordem geral, que se aplicam a todo profissional, referentes à publicidade, segredo profissional, etc. devemos considerar outros, que poderíamos chamar de específicos, para os que praticam a hipnose.
Poderíamos citar:
1? — conhecimento científico desta disciplina;
2?— possuir um pleno domínio da

Relacionados

  • ARTIGO HIPNOSE
    13146 palavras | 53 páginas
  • O Hipnotismo - Karl Weissmann
    68389 palavras | 274 páginas
  • Anais Ixjornada201201
    58240 palavras | 233 páginas