Etica na Grecia antiga

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 18 de março de 2014

Índice
Índice 1
1.Introdução 2
2.Definição 3
2.1.Ética 3
2.2.Do ponto de vista da Filosofia 3
3.Teorias Éticas que marcaram a Antiga Grécia 4
3.1.Os sofistas 4
3.2.Sócrates 4
3.3.Idealismo platónico 4
3.4.Realismo aristotélico 5
3.5.Platão e Aristóteles 5
4.Conclusão 7
5.Referencias Bibliográficas 7










1. Introdução
No presente trabalho nos foi incumbida amissão de debruçar sobre as teorias éticas fundamentais que marcarão a Antiga Grécia, porem o grupo ira obedecer ordem científica d forma que não possam faltar elementos fundamentais tais com a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e as referências bibliográficas.
Porem, quando se fala de ética como ciência normativa da rectidão dos actos humanos segundo princípios racionais, falamos numa éticageral, que se move principalmente no campo da filosofia, esta ética geral motiva a reflexão sobre espetos fundamentais da vida humana tendo em conta que o comportamento humano foi, desde sempre, avaliado sob o ponto de vista do bem e do mal, do certo e do errado, diz-nos a ética, não o que o homem pode fazer, mas o que o homem deve fazer, Ou seja, elucida-nos sobre as escolhas que o homem devefazer em liberdade e através das quais se desenvolve e aperfeiçoa.


















2. Definição
O termo ético deriva do grego Ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa).

2.1. Ética
Ética: é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguémsaia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

2.2. Do ponto de vista da Filosofia
Do ponto de vista da Filosofia: a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cadasociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também aética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética no desporto, ética jornalística, ética na política, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquiloque é frequentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Casa da Alma', isto é, susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.




3. Teorias Éticas que marcaram a Antiga Grécia

A ética como ciência nasceu com o advento das cidades gregas, no "Século dePéricles" (século V a.C.), primeiro com os sofistas, depois com Platão e Aristóteles, autor das três obras básicas da ética no Ocidente. A preocupação com os problemas éticos teve início de uma forma mais sistematizada na época de Sócrates, filósofo também conhecido como “o pai da moral”. Vejamos o que disseram os principais filósofos gregos desse período sobre esses problemas:

3.1. Os sofistasOs sofistas afirmavam que não existem normas e verdades universalmente válidas, no ponto de vista deles existia, portanto, uma concepção ética relativista ou subjectivista.

3.2. Sócrates
“Sócrates sustentou que existe um saber universalmente válido, que decorre do conhecimento da essência humana, a partir da qual se pode conceber a fundamentação de uma moral universal, razão pela qual ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética na grecia antiga
  • Ética na Grécia Antiga
  • ética contemporânea e na grécia antiga
  • Qual o conceito de ética na Grécia antiga e a ética da interioridade na sociedade medieval ?
  • Grecia antiga
  • Grecia Antiga
  • A Grécia Antiga
  • GRÉCIA ANTIGA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!