Etica Moral

Páginas: 8 (1958 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013

Curso de Ciências Contabeis











ETICA E MORAL













União da Vitoria - PR
Caráter histórico da moral
Entendemos por moral um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada, contudo estas funções podem variar historicamente nas diferentes sociedades. Assim como umas sociedades sucedema outras, também as morais concretas, efetivas, se sucedem e substituem umas as outras.
A moral é um fato histórico e, por conseguinte, a ética, como ciência da moral, não pode concebê-la como dada de uma vez para sempre, mas tem de considera-la como um aspecto da realidade humana mutável com o tempo. Mas a moral é histórica precisamente porque é um modo de comportar-se de um ser, quepor natureza é histórico, isto é, um ser cujas características é a de estar-se fazendo ou se autoproduzindo constantemente tanto no plano de sua existência material, pratica, como no de sua vida espiritual, incluída nesta a moral.
Desta maneira, a origem da moral se situa fora da historia, o que equivale dizer que o homem real, concreto, é um ser histórico. Esta historia da moral segue emtrês direções fundamentais:
Deus como origem ou fone da moral: onde as normas morais derivam de um poder sobre-humano, os quais os mandamentos constituem os princípios e as normas morais fundamentais, no qual as raízes da moral estariam a cima do próprio homem.
A natureza como origem ou fonte da moral: as qualidades morais como, ajuda mutua, disciplina, solidariedade, teriam origem nosinstintos, podem não ser só encontrados no homem como um ser natural, biológico, mais inclusive nos animais.
O homem como origem e fonte da moral: o homem do qual se fala aqui, um ser dotado de uma essência eterna e imutável inerente a todos os indivíduos. A moral constituiria um aspecto desta maneira de ser, que permanece e dura através das mudanças históricas e sociais.

É preciso acentuar ocaráter histórico da moral em consequência do próprio caráter histórico social do homem.

A moral muda e se desenvolve com a mudança e o desenvolvimento das diversas sociedades concretas. É o que provam a substituição de certos princípios e de certas normas por outros, de certos valores morais ou de certas virtudes por outras, a modificação do conteúdo de uma mesma virtude através do tempo.A moral so pode surgir quando o homem supera sua natureza puramente natural, e possui uma natureza social.

Caráter social da moral

A moral possui sua essência, uma qualidade social. Isso significa que se manifesta somente na sociedade, respondendo as suas necessidades e cumprindo uma função determinada.
Em cada individuo, temos varias relações sociais, e em cadaépoca e em cada sociedade, a sua individualidade tem caráter social. Variando de uma sociedade para outra e. Por isso, não tem sentido falar de uma individualidade radical fora das relações que os indivíduos contraem na sociedade.
A moral, como forma de comportamento humano, possui também um caráter social, pois é características de um ser que, inclusive no comportamento individual,comporta-se como um ser social.
Aspectos da qualidade moral:
Cada individuo, comportando moralmente, se sujeita a determinados princípios, valores ou normas morais. Mais os indivíduos pertencem a uma época determinada e a uma determinada comunidade humana (tribo, classe, nação, sociedade em seu conjunto...). Trata-se de princípios e normas que valem segundo o tipo de relação social dominante.
Ocomportamento moral é tanto comportamento de indivíduos quanto de grupos sociais humanos, cujas ações tem um caráter coletivo, mas deliberado, livre e consciente. A moral possui um caráter social quando regula o comportamento individual cujos resultados e consequências afetam os outros.
A função social da moral consiste na regulamentação das relações entre homens para contribuir assim no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA, MORAL E SUJEITO MORAL
  • Ética, moral e valores morais
  • Ética Moral Neolítico moral
  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • Etica e moral
  • Moral e Ética
  • Etica e moral
  • Etica moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!