Etica marxista (profº clovis de barros)

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
Ética Marxista II

No vídeo aula do professor Clóvis de Barros foram levantados alguns fundamentos éticos do marxismo: a crítica radical da sociedade capitalista e as mediações políticas para aconstrução da emancipação humana. O eixo norteador da pesquisa é a investigação dos textos de Marx e Engels, os Manuscritos de 1844 que, junto à análise científica da relação homem-natureza-sociedade,estão repletos de considerações filosóficas e éticas. A ética marxista leva em consideração a totalidade do ser e do existir do homem histórico, concreto, social. Ela se constitui na contundentecrítica, indignação, denúncia a toda forma de opressão e "exploração do homem pelo homem" e das condições desumanas de vida da classe trabalhadora sob o modo de produção capitalista. Tal crítica tem umadimensão propositiva, () como possibilidade e necessidade histórica de "superar o estado atual de coisas" no processo de construção da "emancipação humana universal". Enfim, a ética crítica marxista, debase histórica, de perspectiva transformadora está ligada à educação omnilateral (formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado) da classe trabalhadora, como produção dehomens conscientes e livres, capazes de conhecer, intervir, se apropriar e dominar o processo de produção material e espiritual ao longo do movimento histórico da humanidade.

Segue abaixo relatosde alguns autores citados no vídeo, a saber:

Karl Marx:

Foi um pensador e revolucionário alemão considerado um dos iniciantes da Sociologia no mundo. Ele tinha idéias radicais como juntar aclasse trabalhadora para derrubar os capitalistas.
Mas o que Karl Marx não esperava é que esses pensamentos poderia causar muitas mortes, como ocorreu, ele também teve seus conceitos na áreas de:economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Marx com certeza foi um dos maiores nomes da época do capitalismo.

Engels;
Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética marxista de clovis
  • Resenha da Palestra "Discutir Ética" com Clóvis de Barros
  • Clóvis de Barros Filho
  • Clóvis de Barros Filho
  • Somos Todos Canalhas Clovis de Barros Filho
  • A vida que vale a pena ser vivida- Clóvis Barros Filho.
  • Clovis
  • Profº.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!