Etica-mangubala

3784 palavras 16 páginas
Introdução
Antes de mais nada e sobre tudo, é pertinente realçar que a terminologia Ética vem do grego Ethos que significa: modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem. Portanto, Ética é definida como sendo, uma disciplina científica, normativa, universal, prática, e absoluta ou categórica, que estabelece as leis ideais da actividades livre do homem, as quais deve conformar as suas ações, para poder viver conforme a sua natureza e atingir o seu fim último. E, a terminologia Ambiente vem do latim Ambiens ou Ambientis que significa conjunto de substâncias, e definido como sendo, é o conjunto de condições, leis, influencias e infraestrutura de ordem de física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Podemos definir Ética Ambiental como a conduta, comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. O presente trabalho coletivo de investigação científica esta dividido em dois capítulos. Cap. I aborda sobre A problemática ambiental e os seus desafios éticos, e o mesmo esta constituído por três capítulo, nomeadamente: Motivações básicas da ética ambiental para o homem; As principais perspetivas teóricas da relação homem – natureza e A ética vs natureza na visão ecológica personalista. E, o segundo capítulo aborda sobre Os desafios ambientais no seculo XXI, tendo como subtema: Os três princípios da ética ambiental.
Portanto, no culminar do trabalho temos as recomendações, a conclusões e as referências bibliográficas.

Objectivos gerais:
Compreender os principais desafios contemporâneos da ética ambiental na interacção entre o homem e a mãe-natureza. Objectivos específicos:
Identificar possíveis soluções, como princípios que regem e norteiam o comportamento e a conduta do homem contemporâneo e as sociedades vindouras;

Descrever as principais

Relacionados