etica fertlidade

5251 palavras 22 páginas
Ética/ Fertilidade
A reprodução humana tem trazido inúmeros desafios à reflexão bioética, pois é uma área onde o esforços

de desenvolvimento e aplicação de conhecimentos aparentemente se contradizem. A intervenção médica na reprodução humana assumiu um importante papel na segunda metade do século 20, com a introdução da pílula anticoncepcional e das técnicas de reprodução assistida. Técnicas e procedimentos são buscados e desenvolvidos, por lado, para impedir a reprodução, por meio da anticoncepção, para quem tem esta possibilidade, e por outro lado, para viabilizar a reprodução de quem tem algum impedimento, por meio da reprodução assistida.
Em ambas situações a caracterização do momento em que o novo ser humano passa a ser reconhecido como pessoa, como detentor de dignidade, é fundamental. Atualmente podem ser utilizados dezenove diferentes critérios para caracterizar esta situação.
A questão do começo da vida humana, é um problema muito complexo, no qual tem existido muita discussão, no entanto ainda hoje permanece em aberto. Numa perspectiva histórica Casini (2003), refere quês discussão sobre o embrião e os seus direitos começou com a questão do aborto, seguindo-se depois a procriação artificial humana e nestes últimos anos com a possibilidade de curar doenças utilizando células estaminais. Subjacente a estas questões é importante esclarecer o que é embrião humano? E indo um pouco mais além: Será ético efectuar investigações nos embriões humanos?
Actualmente existem muitas perspectivas acerca desta temática. De acordo com o Conselho nacional de
Ética para as Ciências da Vida (CNECV-1995), encontra-se descrito que o embrião humano constitui vida humana, mas se constitui pessoa humana a resposta já é mais difícil. Aqui não estão em causa apenas argumentos biológicos, mas também argumentos filosóficos, culturais, religiosos e jurídicos. O maior problema nesta situação reside no facto de não existir uma definição completa de pessoa, é uma área muito
subjectiva

Relacionados

  • oiamigo
    682 palavras | 3 páginas
  • AVALIAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA E MEDIDADS DE RECUPERAÇÃO COM BASE EM DIAGNÓSTICO AMBIETAL
    1634 palavras | 7 páginas
  • linguagem
    92137 palavras | 369 páginas