Etica Empresaria & Responsabilidade Socila - Resumo

760 palavras 4 páginas
Felisberto J. B. Vantitia - Ética Empresarial e Responsabilidade Social da Empresa. – Resumo do Cap. 6 da obra A contas com a Ética Empresarial da autoria de José Manuel Moreira.

Entre os séculos XIII e XVI o estudo da economia era inseparável do da éticai. A ruptura entre a ética e a ciência económica e dos negócios, antes inseparáveis, deu-se num período de transição da escola moral escocesa particularmente com a introdução do método positivo enquanto condição de classificação do que é ciência. É neste contexto que alguns economistasii passam a prescindir da ética com a argumentação de que as recomendações da ética embora muito bonitas e idealmente aceites por todos não podiam ser postas em prática porque incompatíveis com as inexoráveis leis da concorrência, da inovação, da autoridade e do lucro.
A ideia de que a ética nada tinha a ver com os negócios começou a ser superada em finais dos anos 70 impulsionada por estudos evidenciando compatibilidade entre actuações eticamente correctas e prosperidade nos negóciosiii. Para o autor, a ciência ética é um conjunto de normas objectivas que ajudam o homem a tomar, de forma livre e responsável, decisões conforme a sua natureza racional pelo que não existe nenhuma oposição entre ética deontológica e ética consequencialista: não existe contradição entre qualidade profissional e qualidade humana; não pode haver qualidade humana sem que haja qualidade profissional dado que a excelência profissional exige, como condição necessária, embora não suficiente, o desenvolvimento, na pessoa (no profissional), de todas as virtudes humanas vividas no exercício da profissão.
Para Moreira no contexto da empresa são 10 os axiomas que devem ser tomados como referência para a acção ética, a sabar: (1) não existe distinção entre ética geral e ética da empresa; (2) o sujeito da ética é a pessoa e não a empresa – a empresa não tem responsabilidade ética pode ter responsabilidade jurídica; (3) a ética é uma ciência que estuda a conduta

Relacionados

  • empresa
    6718 palavras | 27 páginas