Etica do advogado

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
‘’O Advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais? Justifique’’


Resposta 1 –

Difere falta de ética de uma éticaruim, que é o que acontece nesse caso. Um profissional que tem como foco principal em sua profissão operar o direito, o utilizar e interpretar não pode de forma alguma dar tratamentodiferenciado a seus clientes.

Por óbvio que alguns clientes terão um poder econômico maior que outros, mas considera-se falta grave tanto profissional como com o cliente levar isso em consideração.No exercício de sua profissão cabe a ele ser justo, honesto e imparcial, ora, se o próprio advogado lhe dá um tratamento diferenciado que garantia terá de que resolverá o caso?!Portanto tal falta deve ser denunciada junto ao conselho de ética da OAB e o advogado em questão ser devidamente penalizado. O cliente tem o direito de receber um tratamento igual e o profissionalo dever de tratar todos de forma idêntica, assim já previa a Constituição: ‘’Todos são iguais perante a lei’’.


Resposta 2 –

O advogado que trata seu cliente de maneira diferenciadacomete apenas falta de ética em certos casos.

Em contrariedade à ética só se configura se houver desleixo, preguiça, desinteresse, por parte dos operadores do Direito devido ao fato dese saber já de antemão que o pagamento por seus trabalhos serão de pequena garantia pois seu cliente ocupada uma camada social mais baixa da sociedade.

É certo e conhecido que o advogadonão pode cobrar menos do que os valores estabelecidos pela OAB, fato que se enquadraria em captação de clientela, mas o advogado dentro de seus limites pode flexibilizar em pagamento de umcliente menos favorecido financeiramente.

O diferenciamento no trato do cliente deve apenas ser de caráter compreendido de maneira a melhor atender os serviços solicitados o seu máximo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica do advogado
  • Ética do advogado
  • Ética do advogado
  • Etica do advogado
  • a ética do advogado
  • Ética do Advogado
  • Ética do Advogado
  • Etica do advogado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!