Etica - declaração de helsinki

Páginas: 26 (6366 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
ÉTICA  
                 PROFESSOR ROSSI VAN J.L.LOPES 
A ética do profissional da área da saúde.     [Imagem][Imagem] 
 
O mais cruel dos médicos nazistas foi sem dúvida…[Imagem] 
                                         
É missão do médico e de todos os profissionais relacionado a medicina, resguardar a saúde em toda sua amplitude: respeitando desde os mais semples seres vivos aos sereshumanos. 
 
              Declaração de Helsinki  
                               1964 
Associação Médica Mundial - 1964-1975 
Adotada na 18a. Assembléia Médica Mundial, Helsinki, Finlândia (1964). 
Revista na 29ª Assembléia Mundial de Médicos, Tóquio, Japão (1975). 
É missão do médico salvaguardar a saúde do povo. O conhecimento e consciência dele ou dela são devotados ao cumprimento destamissão.  
A Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial vincula o médico com o mundo. "A saúde de meu paciente será a minha principal consideração" e o Código Internacional de Ética Médica declara que "Qualquer ato ou Conselho que possa vir a reduzir a resistência física ou mental de um ser humano só poderá ser usado em seu interesse".  
A finalidade da pesquisa médica envolvendo sereshumanos deve ser o aperfeiçoamento do diagnóstico, procedimentos terapêuticos e profiláticos e a compreensão da etiologia e da patologia da doença.  
Na prática médica atual, a maioria dos diagnósticos, procedimentos terapêuticos e profiláticos envolve riscos. Isto se aplica "a fortiori" à pesquisa biomédica.  
O processo médico baseia-se na pesquisa a qual em última análise deve alicerçar-se emparte em experiência envolvendo seres humanos.  
No campo da pesquisa biomédica, uma distinção fundamental deve ser feita entre a pesquisa médica na qual o objetivo é essencialmente o diagnóstico ou a terapêutica para um paciente e a pesquisa médica, cujo objeto essencial é puramente científico e sem um valor direto diagnóstico ou terapêutico para a pessoa sujeita à pesquisa.  
Deve ser tomado umcuidado especial na condução de pesquisa que possa afetar o meio ambiente e ainda o bem estar dos animais utilizados para a pesquisa deve ser respeito.  
Devido ao fato de que é essencial que os resultados de experiências de laboratório sejam aplicados aos seres humanos para maior conhecimento científico, e a fim de amenizar o sofrimento da humanidade, a Associação Médica Mundial elaborou asseguintes recomendações como um guia para todo médico na pesquisa biomédica envolvendo seres humanos. Elas devem ser revistas no futuro. Deve-se acentuar que os padrões conforme delineados são apenas um guia para os médicos de todo o mundo. Os médicos não estão isentos de responsabilidades criminais, civis e éticas segundo as leis de seus próprios países. 
                Princípios Básicos 
1. Apesquisa biomédica envolvendo seres humanos deve estar conforme os princípios científicos geralmente aceitos e deve basear-se em experiências delaboratório e com animais, adequadamente desenvolvida assim como em um conhecimento profundo da literatura científica.  
2. O projeto e a execução de cada procedimento experimental envolvendo seres humanos devem ser claramente formulados em um protocoloexperimental que deverá ser transmitido a uma comissão independente especialmente nomeada, para consideração, comentário e orientação.  
3. A pesquisa biomédica envolvendo seres humanos deve ser conduzida somente por pessoas cientificamente especializadas e sob a supervisão de um médico clinicamente competente. A responsabilidade pelo ser humano sujeito a pesquisa deve sempre repousar em umindivíduo médico qualificado e nunca no sujeito da pesquisa, mesmo que este tenha dado o seu consentimento.  
4. A pesquisa biomédica envolvendo seres humanos não pode legitimamente ser desenvolvida a menos que a importância do objetivo esteja em proporção ao risco inerente para o indivíduo.  
5. Cada projeto de pesquisa biomédica envolvendo seres humanos deve ser precedida por uma cuidadosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Declaração de helsinki ( luana carnelós )
  • Declaraçao
  • Declaração
  • declaração
  • Declaração
  • declaraçao
  • declaração
  • declaração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!