etiópia

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
História[editar]
Segundo os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos,suashistoria. Consequentemente, nossos antepassados foram-nos transmitindo essa salutar atividade. Atualmente, milhares de aficionados, de qualquer idade, dedicam horários diários para jogar petecaem clubes, escolas, nas praias, nos bosques, em quadras residenciais e nos igapós.
Quis o destino que, nos jogos da V Olimpíada, realizados na Antuérpia, capital da Bélgica, em 1920, a títulode recreação, os brasileiros que pela primeira vez participavam de uma Olimpíada, levassem petecas, atraindo numerosos atletas de outros países, interessados na sua prática. Revela-nos, oregistro da época, que José Maria Castelo Branco, chefe da Delegação Brasileira, viu-se, momentaneamente, embaraçado pelos insistentes pedidos de regras formulados por finlandeses que,evidentemente, demonstravam interesse pela nova atividade desportiva. Coube a Minas Gerais a primazia de dar-lhe sentido competitivo, realizando jogos internos nos clubes pioneiros de Belo Horizonte.
Em1973, surgiram as regras da peteca, dando margem para a fundação da Federação Mineira de Peteca. Como positivo respaldo, há muitas publicações como livros, revistas, informativos, panfletos ereportagens que enfatizam as vantagens da prática desse esporte e que pode ser jogado por crianças e adultos sem limite de idade, sendo sadio e atraente para os dois sexos, sem choques, semacidentes cuja velocidade é decorrente da homogeneidade dos contendores. Em 1978, o Mobral editou o livreto "Vamos Jogar Peteca", admirável publicação dos técnicos do Centro Cultural e do GrupoExecutivo da Campanha "Esporte Para Todos" - GECET, do Ministério da Educação. Posteriormente, também a Secretaria de Educação Física e Desporto do MEC tiveram uma parcela de marcante colaboração.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etiopia
  • Etiópia
  • Etiopia
  • etiopia
  • Etiópia
  • etiopia
  • etiopia
  • Etiópia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!