Etiópia - Tatuagem e a globalização

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
(História/ Profº Olésio)



























Alyne Talita Almeida de Jesus
Nº02
2ºE
África
Tatuagem

Como surgiu?
Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C..
Mas, como é impossívelencontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal - indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. Um registro bem mais antigo foi detectado nofamoso Homem do Gelo, múmia com cerca de 5 300 anos descoberta em 1991, nos Alpes. As linhas azuis em seu corpo podem ser o mais antigo vestígio de tatuagem já encontrado - ou, então, cicatrizes de algum tratamento medicinal adotado pelos povos da Idade da Pedra. Mesmo com tantas incertezas, os estudiosos concordam que, já nos primórdios da humanidade, a tatuagem deve ter surgido na busca detentar preservar a pintura do corpo.
Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e atémesmo camuflagem.
A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no próprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espírito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus. Atradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: "Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de “tatau”, injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével". Cem anos depois, Charles Darwin afirmaria que nenhuma nação desconhecia a arte datatuagem.
De fato, dos índios americanos aos esquimós, da Malásia à Tunísia, a maioria dos povos do planeta praticava ou havia praticado algum tipo de tatuagem. Com a invenção da máquina elétrica de tatuar, em 1891, o hábito se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos. No final do século XX, a pele desenhada, até então uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários,tornou-se uma das mais duradouras modas jovens.








Hoje em dia.
Por que ainda tatuam-se?
A ampla variedade de tribos da África explica a grande dificuldade que existe em definir o estilo e traçar a história da tatuagem do continente. Hierarquia das tribos, localização geográfica, proteção espiritual e rituais de passagem de uma fase da vida para a outra, para mostrar lealdade tribal,étnico ou familiar (cicatrizes de lealdade étnica muitas vezes são feitas no rosto.) Esses são apenas alguns dos propósitos de se tatuar, em diferentes tradições africanas, tanto no passado quanto no presente.

Métodos
Todas as formas de animais, plantas, ancestrais e espíritos que lá existem podem ser encontrados no decorrer da história, não apenas na forma de tatuagem como também em pinturasde corpo, cicatrização e escarificação.
Esses são partes da cultura de algumas tribos africanas como Bodi, Mursi e Surma, que vivem na Etiópia, além de Karamojong, no Uganda, e Nuer, no Sudão do Sul. Testas marcadas, por exemplo, são consideradas uma parte fundamental no processo de transição de menino para homem, enquanto algumas cicatrizes representam um sinal de pertença a determinadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etiopia
  • etiopia
  • etiópia
  • Etiópia
  • Etiopia
  • tatuagens
  • Tatuagem
  • etiopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!