ETEC Lauro Gomes POC

1380 palavras 6 páginas
1. Análise de Demonstrativos Contábeis O principal produto da contabilidade são as demonstrações contábeis. Elas são um conjunto de relatórios que apresentam a situação econômica e financeira das organizações.
É uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa que transforma dados extraídos em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores e administradores da empresa. A primeira e mais básica análise deve buscar três informações da entidade nas demonstrações contábeis: liquidez, endividamento, rentabilidade.
Também há a Análise Financeira, que possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade se solvência. E a Análise Econômica, que possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação.

Etapas do processo de análise

2. Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial tem como objetivo demonstrar a situação financeira e patrimonial das empresas em determinados períodos. Segundo Brizolla, “A contabilidade retrata, por meio do balanço, a situação patrimonial da empresa em determinada data, propiciando aos analistas o conhecimento de seus bens e direitos, de suas obrigações e de sua estrutura patrimonial”.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
Ele é constituído por duas colunas, sendo que a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo.
Ativo, onde ficam os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos;
Passivo, onde estão às obrigações para com terceiros;
Patrimônio Líquido, onde estão os próprios recursos da empresa, o PL se calcula da seguinte maneira:

Estrutura de um Balanço Patrimonial

No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, sendo

Relacionados