Etar

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
ETAR

Trabalho Realizado por:    Helder Torres Nº9 João Gomes Nº11 Miguel Ferreira Nº15

13/05/2013

Índice

Etar…………………………………………………………………………………………………………….3 Águas Residuais………………………………………………………………………………………….4;5 Processos de Tratamento…………………………………………………………………………..6,7 Fito-Etar……………………………………………………………………………………………………..8 Conclusão…………………………………………………………………………………………………..9Bibliografia………………………………………………………………………………………………..10

2 13/05/2013

ETAR
O que é e para que serve uma ETAR?
Uma ETAR é, tal como a sigla indica, uma Estação de Tratamento de Águas Residuais. É por isso responsável pelo tratamento de águas quer de origem doméstica quer de origem fabril. Estas águas são limpas e desinfectadas depois de vários processos de tratamento tornando-se novamente águas adequadas ao consumo humano.Vantagens e Desvantagens:
As ETAR´s apresentam um baixo custo nos processos de tratamento, manutenção mínima, o combate á poluição o seu carácter não poluente e a criação de postos de trabalho. E acima de tudo, é aqui, que se faz o reaproveitamento dos recursos híbridos. Por outro lado, e ao contrário da opinião generalizada, o tratamento de águas através das ETAR´s, provoca maus cheiros,desvalorização da zona onde esta se encontra inserida a perturbação do turismo e da qualidade do ar.

Figura 2: ETAR da Maia

3 13/05/2013

Águas Residuais
O que são águas residuais?
São provenientes de zonas residenciais, zonas de serviço e outras instalações comerciais, ou seja, são todas as águas que nós rejeitamos como resultado da sua utilização para diversos fins. As Águas Residuaisdomésticas, que todos produzimos em nossas casas, contêm uma elevada carga orgânica, bem como grandes quantidades de bactérias e vírus, os quais constituem uma ameaça para a saúde pública. No Porto as águas residuais domésticas são recolhidas nos colectores de saneamento, os quais forem encaminhados para o Douro ou para o Mar. Este procedimento é nefasto para a qualidade da água quer do Rio quer doMar, por isso, estão já em funcionamento, ou em construção na região do Porto ETAR's (Estacões de Tratamento de Águas Residuais). O número destas unidades de tratamento ainda é neste momento insuficiente, as Águas Residuais são ainda um problema a resolver na Cidade do PORTO.

Figura 3: Águas Residuais

4 13/05/2013

Que tipos de águas residuais existem?
 Águas residuais por escorrênciaurbana: as águas residuais domésticas ou a
mistura de águas residuais domésticas com águas residuais industriais e/ou águas de escoamento pluvial;  Águas residuais domésticas: as águas residuais de serviços e instalações residenciais e essencialmente provenientes do metabolismo humano e de actividades domésticas;     Águas residuais industriais: todas as águas residuais provenientes deinstalações utilizadas param todo o tipo de comércio ou indústria; Águas residuais de infiltração: as águas residuais resultam de infiltrações nos solos; Águas pluviais: resultam das chuvas, lavagens de pavimentos, rega, etc.; Águas residuais turísticas: estas águas residuais apresentam características sazonais, podem apresentar menor ou maior carga poluente conforme provêm de estabelecimentos hoteleirosisolados ou de complexos turísticos importantes.

Será que qualquer tipo de águas residuais pode ser lançado nos esgotos?
Nem todas as águas residuais podem ser lançadas nos esgotos, como acontece em certas industriais químicas, refinarias, fábricas de gás de cidade, fábricas de galvanização e decapagem de metal e oficinas de pintura em que os efluentes contêm matérias potencialmente tóxicos sedescarregados para o meio hídrico ou colector. Os resíduos e efluentes devem ser recolhidos, armazenados, transportados, eliminados ou reutilizados de tal forma que não constituam perigo imediato ou potencial para a saúde humana nem causem prejuízo para o ambiente deste modo a descarga de resíduos e efluentes só pode ser efectuada em locais determinados para o efeito pelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etar
  • ETAR
  • ETAR
  • ETAR
  • Etar
  • Etar
  • etar
  • Funcionamento de uma ETAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!