etapas para desenvolver um projeto de pesquisa

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM









RESUMO ETAPAS DE PESQUISA












Niviane Genz
Pelotas, 08 de maio de 2013
RESUMO ETAPAS DA PESQUISA
a) Formulação do problema
b) Delimitação objeto de estudo
c) Determinação dos objetivos
d) Formulação de hipóteses ou pressupostos

Referência: Quivy, Raymond;Campenhoudt, LucVan. Manual de investigação em ciências sociais. 4ª ed. Lisboa: Gradiva, 2005. (p. 15-46) e (p. 87-106).

Para realizar uma investigação social é fundamental elucidar a realidade que se procura investigar semelhante ao que ocorre em processo de um pesquisador de petróleo. Este, por sua vez, necessita da participação de inúmeras competências diferentes além de não poder exigir apenasdo responsável do projeto a dominação completa de todas as técnicas necessárias para o desenvolvimento do projeto.
As dificuldades, durante o desenvolvimento de uma pesquisa por parte de um investigador, profissional ou principiante normalmente estão relacionadas à questão metodológica. É importante salientar que para um investigador profissional e com experiência também é difícil produzirconhecimento verdadeiramente novo que faça progredir a sua disciplina. A presente obra objetiva auxiliar aqueles que pretendem estudar os fenômenos sociais com uma preocupação de autenticidade, de compreensão e de rigor metodológico.
Destaca-se, ainda que em ciências sociais há a necessidade de se proteger de dois defeitos opostos: um cientismo ingênuo e um cepticismo. O primeiro aposta na possibilidadede estabelecer verdades definitivas enquanto que o segundo nega a possibilidade de conhecimento científico.
Um dos nossos grandes problemas ao nos depararmos com pesquisa consiste no fato de que sabemos vagamente o que queremos estudar, mas, no entanto, não sabemos muito bem como abordar as questões. Um dos passos importantes no inicio de uma pesquisa é não “fugir para a frente”, pois ela não sóé inútil bem como é prejudicial.
“A lei do menor esforço” é uma regra essencial do trabalho de investigação. Jamais devemos iniciar um trabalho sem antes refletir sobre o que estamos querendo saber e como vamos conseguir fazer isso. Após a escolha do tema a ser estudado podemos nos preocupar com a aplicação das técnicas de investigação.
Um outro ponto importante a se focado consiste naautenticidade do trabalho a ser desenvolvido – característica rara e essencial – atenção às expressões imitadas e declarações ocas e presunçosas.
A investigação deve procurar responder a alguns princípios estáveis e idênticos, ainda que vários percursos diferentes conduzam ao conhecimento cientifico. Por meio de um procedimento, que leva ao objetivo de um trabalho, torna-se possível descrever osprincípios fundamentais que deverão ser postos em prática durante o desenvolvimento de um trabalho.
Para Gaston Bachelard o processo científico é conquistado (sobre os preconceitos), construído (pela razão) e verificado (nos fatos).
A preocupação em iniciar bem e de formular satisfatoriamente um determinado projeto em sua fase inicial de desenvolvimento apresenta dificuldades em começá-lo de formaválida. É importante apresentar um fio condutor e que critérios deve preencher para desempenhar da melhor maneira a função esperada.
Um ponto de partida consiste em iniciar o projeto de investigação com uma pergunta de partida através da qual possa expressar aquilo que pretende estudar. Vale salientar que esta pergunta somente será válida se a mesma for corretamente formulada.
Além disso, a clarezana formulação da questão permite saber aonde nos dirigimos e comunicá-los aos outros. Ela necessita ser precisa, unívoca e tão concisa quanto possível. Ainda, quanto às características de exequibilidade, a pergunta de partida deve ser realista.
Quanto às qualidades de pertinência deve-se evitar as confusões entre os registros e a pergunta de partida não deve ser moralizadora. O exame de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como desenvolver projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa etapas do projeto
  • As etapas da construção do projeto de pesquisa
  • Etapas de um projeto de pesquisa
  • Etapas de um projeto de pesquisa
  • Metodologia- etapas do projeto de pesquisa
  • Etapas para o projeto de pesquisa mercadológica
  • Etapas de um projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!