Etapa03 Bruno ATPS Passo 02

359 palavras 2 páginas
Etapa03 Passo 02
Pesquisa: Marketing e Endomarketing
A palavra Endomarketing foi um termo induzido em 1990, pelo consultor empresarial Saul Bekin. ), em seu livro “Conversando sobre Endomarketing“, onde discute vários pontos do que Philip Kotler chamou de “Marketing Interno das Organizações“. Segundo ele, o termo corresponde a parte não visível do marketing, mas que mesmo assim, consegue viabilizar o sucesso do marketing tradicional fora da empresa. Para o autor, o endomarketing se ajusta as estratégias do marketing clássico, otimizando o ambiente interno das organizações.
O endomarketing nada mais é do que uma ferramenta de gestão que se utiliza dos princípios básicos do marketing tradicional aliados à gestão estratégica de Recursos Humanos. É voltado exclusivamente para o público interno da empresa, ou seja, seu funcionário com o objetivo de criar relações entre os trabalhadores e a empresa, compartilhando a cultura da empresa de forma mais direta, criando vínculos emocionais e profissionais mais relevantes para ambas as partes.
O Marketing Interno é utilizado muitas vezes para fazer com que os colaboradores internos da empresa conheçam melhor aquilo que a empresa vende, tornando-os uma espécie de experimentadores diretos de tais produtos/serviços. Desta forma, a empresa consegue obter opiniões seguras sobre o que põe no mercado, possibilitando o aperfeiçoamento de seus produtos antes mesmo de colocá-los no mercado.
Porém, não podemos confundir esta ferramenta com o marketing tradicional, uma vez que as estratégias adotadas dependem diretamente do comportamento dos funcionários dentro da empresa e também da cultura organizacional. Não se pode adotar uma mesma estratégia de endomarketing para todas as empresas.
Todavia uma vez que a organização possui colaboradores esclarecidos sobre o que deve ser feito para melhorar seu desempenho, a tomada

Relacionados