Etapa i da tps tácnicas de negociação

535 palavras 3 páginas
ETAPA Nº 1
Uma reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações. Segundo David Berley (The Positive Negotiation Program – 1984), Negociação é um processo, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.
Concordamos com essa definição, uma vez que realmente a negociação é um processo, pois está situado no tempo passado, presente e futuro e, além disso, exige planejamento, execução e controle. Uma negociação normalmente é originada de uma situação ou problema ocorrido no passado, visando uma solução para o presente ou futuro.

Pirâmide de Jorge Dallelone.

a- Destacando: a cultura de negociação- A base:como o aspecto "cultura da organização"é a base sobre qual se sustentam valores, atitudes e os sistemas de crença da instituição,comecemos por ela. b- Destacando: o problema. A primeira camada: dado, pois, um grupo com uma cultura de negociação em um nível qualquer admita que surja um problema, caracterizado como um desvio genérico da normalidade, que possa vir a da origem a um processo de negociação. c - Destacando: o sujeito coletivo- A terceira camada: identificando o problema e seus efeitos, chega a hora de organizar sua força tarefa, o sujeito coletivo que dará conta da negociação. d- Destacando: as informações complementares- A quarta camada: entendido o problema e definida a equipe, torna-se necessários buscar informações complementares que permitem organizar os conhecimentos de modo a diminuir o grau de incerteza das ações futuras- e - Destacando: os

Relacionados