etapa 3 e 4 direito processul civil

3501 palavras 15 páginas
4. Quais as regras de perpetuação da competência e as hipóteses que alteram a competência de um processo em andamento? Explicar cada um deles.
Perpetuação de competência significa, torna ela efetiva em concreto a competência do órgão jurisdicional perante o qual foi proposta a ação. Desse modo havendo diversos órgãos jurisdicionais que tenham, em abstrato, a mesma competência para o processamento de uma ação, fica definida em concreto, por força da perpetuação, a competência de apenas um deles.
Como prevê o art. 87 do CPC, opera-se o principio perpetuatio jurisdictionis, no momento em que a ação for proposta, ou seja, no momento em que a petição inicial é despachada, ou simplesmente distribuída, onde houver mais de uma vara. Art. 87, in verbis:
Art. 87. Determina-se a competência no momento em que a ação é proposta. São irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o órgão judiciário ou alterarem a competência em razão da matéria ou da hierarquia.
Leciona Humberto Theodoro Junior ( p, 211, 2012) Admita-se como regra geral que as partes possam modificar as regras de competência territorial, mas o mesmo não ocorre com os foros estabelecidos segundo interesse publico. Assim conforme a possibilidade da competência sofrer ou não modificações, ela é classificada em Absoluta e relativa.
Absoluta é a competência insuscetível de sofrer modificação, seja pela vontade das partes, ou por qualquer outro motivo.
Relativa pelo contrário é a competência passível de alteração por vontade das partes ou o por prorrogação oriunda de conexão ou continência de causas.
Prevê o Código de Processo Civil em seus arts. 102 e 111, in verbis:
Art. 102. A competência, em razão do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência, observada o disposto nos artigos seguintes.
Art. 111. A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar

Relacionados

  • processo Penal
    3957 palavras | 16 páginas
  • Historia
    18780 palavras | 76 páginas