Etapa 3 e 4 Atps teorias psicanaliticas i

Páginas: 8 (1862 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
Introdução
A psicanálise surgiu em 1980, criada por Sigmund Freud, medico vienense interessado em achar um tratamento para pacientes com sintomas neuróticos e histéricos. Freud acreditava que a origem dos problemas de seus pacientes vinha da repressão de desejos e fantasias de natureza sexual. O método básico da psicanálise é a interpretação da transferência e resistência com a analise da livreassociação, assim o paciente expõe conteúdos reprimidos no inconsciente através da fala. Freud não foi o primeiro a usar o termo inconsciente, mas ele o conceitua e o usa como base de sua teoria, ele traz o inconsciente como uma realidade psíquica, que não e possível abordar e o conhecemos por suas funções: sonhos, chistes, sintomas.























Etapa 3

Para psicanálise nossocomportamento é reflexo do que esta em nosso inconsciente, na maioria das vezes nossas ações podem estar ligadas a algo que permanece presente em nosso inconsciente. Esses conteúdos reprimidos podem nos causar sofrimento, criador da psicanálise Freud desenvolveu o método de cura pela fala, onde o sujeito fica livre para falar o lhe vem à cabeça, para ele era uma forma mais segura de se chegar conteúdosreprimidos do que pela hipnose.
A psicanálise procura entender a causa do sofrimento da pessoa, através de conteúdos inconscientes, mas dentro desta existe vários conceitos para que se possa fazer uma analise, para que possamos entender esses conceitos, antes precisamos conhecer alguns princípios dessa teoria, primeiro o que é inconsciente, pré-consciente e consciência? O primeiro é onde está todosos sentimentos, desejos reprimidos e pulsões, ele se expressa através de nosso comportamento sem que percebamos, no pré-consciente estão ideias, lembranças e sentimentos que podem se tornar a qualquer momento consciente e o consciente é tudo o que estamos cientes no momento. Segundo o que é id, ego e superego? O id é regido pelo principio do prazer, ego serve como mediador, um facilitador entre oid e as circunstâncias do mundo externo, representa a razão ao contrario do id que é irracional, superego tem a função de proibir o ego de ceder os desejos do id.
A partir desses princípios fica fácil entender um pouco dos conceitos básicos e como eles agem. Pois é através da associação desses conceitos com o comportamento do sujeito que psicanálise busca associar fatos ao inconsciente paraencontrar uma possível cura.
Conceitos Básicos da Psicanálise:
Sonhos: Segundo a psicanálise o sonho é um meio pelo qual o inconsciente procura alertar o consciente para o que ele não percebe ou não aceita, e tenta por compensação equilibrar a psique. Freud em sua obra A interpretação dos sonhos publicada em 1900, traz um novo significado aos sonhos, para ele os sonhos era um meio de expor conteúdos,como um alerta do inconsciente para o consciente sobre o que ele não percebe ou não quer aceitar, e tenta por compensação equilibrar.
“Os sonhos são feitos de algo que não deixa a mente em paz”
Sigmund Freud
Alem do conteúdo dos sonhos, Freud considera também as associações do sonhador, classificaentão em dois elementos:
Conteúdo manifesto: o que o sonhador conta como o sonhador lembra-se do sonho.
Conteúdo latente: o significado do sonho depois de analisado.
Para Carl Jung sonhos não são apenas para revelar desejos ocultos, mas também uma ferramenta da psique, que procura o equilíbrio através da compensação, para ele os sonhos são um forma do inconsciente se expressar.
“Dentro decada um de nós há outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos”.
Carl Jung.
De acordo com Jung os sonhos não servem apenas para satisfazer desejos reprimidos no inconsciente, os sonhos são como mensageiros de complexos.
Os sonhos são importantes em um analise, pois através dele o psicoterapeuta compreendera aspectos que influenciam as ações o individuo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps processo penal I etapa 3 e 4
  • ATPS Etapa 3 e 4
  • atps de Teoria Geral do Estado
  • Atps teoria da adm etapa 3 e 4
  • atps etapas 3 e 4 teoria da contabilidade
  • Atps
  • ATPS TEORIA LITERARIA Etapa 3 E 4
  • Atps etapas 3 e 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!