ETAPA 3 PONTEIROS

Páginas: 11 (2671 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Etapa 3
Ponteiros
Ponteiros é a ferramenta mais poderosa oferecida pela linguagem C, considerados um dos tópicos mais difíceis nessa linguagem. Os conceitos embutidos em ponteiros podem ser novos para muitos programados, visto que não são comuns em linguagens de alto nível. Os símbolos usados para notação de ponteiros em C não é tão claros quanto poderiam ser, pois os mesmos símbolos sãousados para duas finalidades diferentes. Os ponteiros podem ser difíceis, mas não muito.
Ponteiros é a representação simbólica de um endereço de memória. Qualquer coisa armazenada na memória do computador tem um endereço.
O nome de uma variável indica o que esta armazenada nela. O endereço de uma variável e um ponteiro. Seu valor indica em que parte da memória do computador a variável estaalocada. Ponteiros proporcionam um modo de acesso a variável sem referencia-la diretamente.
Ponteiros são utilizados em situações em que o uso do nome de uma variável não e permitido ou é indesejável. Para dominar a linguagem C, é essencial dominar ponteiros.
Ponteiros fornecem maneiras com as quais as funções podem realmente modificar os argumentos que recebem

Ponteiros VariáveisPonteiro variável é concebido para conter o endereço de outra variável, Em linguagem C.
Ponteiro variável armazena um endereço de memória, que é a localização de outra variável. Uma variável aponta para outra variável quando as primeiras contem o endereço da segunda.
Os ponteiros variáveis são declarados usando um asterisco (*), que significa ponteiro para. O tipo da variávelapontada deve sempre ser especificado na declaração do ponteiro, para que o compilador possa executar operações aritméticas corretamente.

Ponteiros Constantes
Ponteiro constante é um endereço.

Argumentos por referencia com ponteiros.
Usando ponteiros, uma função pode retorna mais de um valor para a função chamadora.
Pode se passar argumentos para uma função, por valor e porreferencia por meio de ponteiros. Assim a função retorna mais de um valor para a função chamadora.
A função chamadora passa os endereços das suas variáveis usando o operador de endereços, que indicam variáveis nas quais queremos que a função chamada coloque os valores que devem ser retornados. Quando passamos endereços de variáveis, a função pode alterar a variável original.
A função chamadadevera criar variáveis para armazenar os endereços que estiver recebendo, enviados pela função chamadora. Essas variáveis são ponteiros variáveis.


Ponteiros sem funções
Quando um ponteiro não e inicializado na instrução de sua declaração, o compilador inicializa-o com o endereço zero (NULL). A linguagem C garante que NULL não é um endereço válido, então antes de usa-los, devemos atribuir aeles algum endereço valido.

Ponteiros e variáveis apontadas
Podem-se usar ponteiros para executar qualquer operação na variável apontada.
O operador indireto * pode ser usado com ponteiros para obter o conteúdo da variável apontada por ele ou para executar qualquer operação na variável apontada. O operador indireto junto ao ponteiro substitui o nome da variável apontada

Operações componteiros
C permite varias operações básicas com ponteiros.

A unidade adotada em operações com ponteiros

Quando declarado um ponteiro, o compilador necessita conhecer o tipo da variável apontada para poder executar corretamente operações aritméticas.
A unidade com ponteiros é o numero de bytes do tipo apontado.
Em operações aritméticas com ponteiros, a unidade adotada é onumero de bytes ocupados pela variável apontada.

Ponteiros no lugar de matrizes
Em C, o relacionamento entre ponteiros e matrizes é tão estreito que estes deveriam ser realmente tratados juntos.
O compilador transforma matrizes em ponteiros, pois a arquitetura do microcomputador compreende ponteiros, e não matrizes. Qualquer operação que possa ser feita com índices de uma matriz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etapa 3
  • etapa 3
  • Etapa 3
  • ETAPA 3
  • Etapa 3
  • 3 Etapa
  • etapa 3
  • Etapa 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!