Etapa 2 teoria da administração

Páginas: 8 (1765 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol (1841-1925), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, Fayol definiu os elementos que a compõem: previsão, organização, comando,coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador, mas os seguidores de Fayol não aceitaram os elementos e cada autor clássico definiu a seu modo
As críticas à Teoria Clássica são numerosas, as demais teorias posteriores da Administração se preocuparam em apontar falhas, distorções e omissões nesta abordagem, que representou durante várias décadas o figurinoque serviu de modelo para as organizações. As principais críticas atribuídas à Teoria Clássica são:
*Abordagem simplificada da organização formal.
*Ausência de trabalhos experimentais.
*Extremo racionalismo na concepção da Administração.
*Abordagem incompleta da organização.
*Abordagem típica de teoria da máquina.
*Abordagem de sistema fechado.
Os autores clássicos concebem a organizaçãoapenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, sem considerar o conteúdo psicológico e social. Restringem-se à organização formal, estabelecendo esquemas lógicos e preestabelecidos, segundo os quais todas as organizações devem ser construídas e aos quais todos devem obedecer.
A abordagem simplificada da organização formal pode ser mais ilustrada com as seguintes proposições.*Organizações com elevada divisão do trabalho serão mais eficiente do que aquelas com baixa divisão do trabalho.

*Organizações com linha de autoridade especificada serão mais eficientes do que aquelas com linhas de autoridade menos rigidamente especificadas.

*Organizações com supervisão fechada serão mais eficientes do que organizações nas quais a amplitude de controle impeça a supervisão fechada.*Organizações que recompensam seus membros somente com sistemas de recompensa baseados no resultado do desempenho serão mais eficientes que as organizações que recompensam com sistemas baseados em outros critérios.
*Organizações que recompensam os membros na menor unidade de tempo serão mais eficientes do que organizações que recompensam os membros em um período amplo de tempo.

A preocupação com aestrutura da organização constitui uma substancial ampliação do objeto de estudo da TGA: a micro abordagem individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada na empresa como um todo em relação à sua estrutura organizacional. Neste sentido, a Teoria Clássica é um formidável avanço da teoria administrativa em relação à Administração Científica.

TEORIA DA BUROCRACIA

Ateoria da Burocracia desenvolveu-se da Administração. Destacando-se alguns aspectos:
 A parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, contraditórias entre si, ambas revelam dois pontos de vista incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo da estrutura como dos participantes da organização.
 Tornou-se necessário um modelo deorganização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas.
 A complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos. Milhares de homens e mulheres devem ser colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: os engenheiros e administradores no alto da pirâmide e os operários na base.
O surgimento da Sociologia da Burocracia, apartir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador. A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas, surgindo assim a Teoria da Burocracia da Administração

ORIGENS DA BUROCRACIA

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, a fim de garantir a máxima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etapa 2,teoria da administração
  • Teoria Geral de Administração Etapa 2
  • ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ETAPA 1, 2 E 3
  • Teoria Da contabilidade etapa 2
  • 2 Etapa de teoria da contabilidade
  • 2 etapa de teorias da contabilidade
  • Acord Os Teoria Etapa 2
  • Etapa 2 Teoria da Contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!