ETAPA 2 ECPOL

732 palavras 3 páginas
6) Descreva o processo de transformação da mercadoria dinheiro em capital.
Quando vendemos nossa força de trabalho, recebemos em troca um salário em forma de dinheiro e com ele compramos os itens básicos de sobrevivência. Esse é o processo M-D-M, onde M significa mercadoria e D, dinheiro. Partimos da mercadoria, trocamos por dinheiro e terminamos com a compra de outras mercadorias. Essa última etapa do processo tem por objetivo seu valor-de-uso. Mesmo em uma economia camponesa ocorre esse processo. O camponês extrai grande parte de suas necessidades do campo e através do excedente de sua produção, troca por dinheiro e adquire o complemento necessário. O dinheiro não tem outro objetivo a não ser comprar algo que lhes tenha valor-de-uso. O processo que transforma o dinheiro em capital é diferente. De alguma forma temos o acúmulo de dinheiro e desejamos aumentar seu valor. Pegamos o dinheiro, compramos mercadoria com o objetivo de revender com valor maior e assim gerar o lucro (D-M-D). Nesse processo, não existe o desejo de consumo da mercadoria, apenas de revendê-la e gerar lucro. O que interessa é o valor-de-troca da mercadoria.
7) O que é o capital fictício?
Capital fictício é o direito contratual sobre um fluxo de renda futuro. Pode-se observar três propriedades: é um ativo associado a uma renda futura, então seu valor depende diretamente da capitalização de futuros recebimentos, atualizados por uma taxa de juros; é um ativo que pode ser transferido, por isso depende que exista um mercado secundário pra ele expressar seu valor; sua natureza financeira não é de um capital efetivo e nem pode ser duplicado. Emitindo ações ou títulos, gera um valor fictício no sistema econômico e a comercialização desses títulos é a negociação dos direitos sobre os fluxos de rendas futuros.
8) De acordo com Hilferding, o crédito surge a partir do uso do dinheiro como meio de pagamento, o que obriga os capitalistas a sujeitar-se a ele. Esse crédito é denominado “crédito de

Relacionados