Etaoa Da Atps

341 palavras 2 páginas
Etapa o1
Passo 01

Escrituração
A escrituração é um registro dos fatos decorrentes das demonstrações contábeis tendo como comprovação os documentos aonde são registrados as contas de resultado, e temos os métodos de partidas simples e partidas dobradas.
Método das partidas dobradas: É o método que se aplica quando a um debito sempre haverá um crédito para uma ou mais contas.
Método das partidas simples: São registradas apenas as operações realizadas com pessoas, com o propósito de registrar os elementos do patrimônio e do resultado, como: mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc., e apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizada.
A Função da Escrituração
Histórica: São lançado os fatos na ordem cronológica.
Sistêmica: É a organização dos fatos contábeis de acordo com o valor e a natureza do mesmo.
Processo de Escrituração: pode ser feito manualmente ou por processamento de dados.
Todos os fatos, devem ter um documento com a identificação, como por ex: Fornecedor, compra de mercadoria, e a nota fiscal, como também, deve constar o registro das contas no livro diário, e passar os lançamentos para o livro razão, e fazer a elaboração do balancete de verificação, a apuração do resultado e as demonstrações contábeis.

Classificação das Contas Patrimoniais
São classificadas como do lado esquerdo bens, direitos e obrigações e patrimônio líquido, e do lado direito, as contas de resultado: despesas e receitas.
Ativos aonde tem os bens como: caixa, cliente, mercadoria, moveis e imóveis.
Temos o Ativo Circulante e não Circulante.
Ativo Circulante e tudo que podemos locomover para outro lugar como: cadeira, mesas etc, ativo não Circulante e tudo o que não podemos locomover como casas, prédio.
Contas de Resultado: Aluguel, Produto vendidos
Conta de Receita: Receita de serviço, produtos vendidos, alugueis ativos.
Contas de despesas: Alugueis passivos, despesas de alugueis, descontos concedidos, juros pagos, juros passivos.

Passivo

Relacionados

  • Atps tecnologia da gestão etaoa 1
    768 palavras | 4 páginas