ETA - Estação de Tratamento de Água

Páginas: 8 (1845 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014


















Dedico esse trabalho aos meus amigos por todo incentivo e ajuda.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos colegas de trabalho pelas informações técnicas prestadas e aos professores pelos conhecimentos transmitidos.
















“É sábio reconhecer a necessidade, quando todas as outras soluções já foram ponderadas, embora possa parecer tolicepara aqueles que têm falsas esperanças. ”
(J.R.R. Tolkien)
RESUMO

Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população. A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da populaçãoe das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Fluxograma (Processos do Tratamento) 12

LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS


ETA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA EESTATÍSTICA
SUMÁRIO
1 TRODUÇÃO 10
2 PROCESSOS DO TRATAMENTO 11
2.1 Captação 11
2.2 Coagulação 11
2.3 Floculação 11
2.4  Decantação 11
2.5 Filtração 12
2.6 Cloração 12
2.7 Fluoretação 12
2.8Reservação 12
2.9 Distribuição 13
3 PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO 14
3.1 Coagulantes 14
3.2 Desinfetantes 14
3.2 Desinfetantes 14
3.3 Correção de pH1 4
3.4 Fluoretação 14
3.5Algicidas 14
3.6 Sequestrantes para ferro, manganês e dureza 14
3.7 Controle de Odor e Sabor 14
3.8 Auxiliares de coagulação, floculação, decantação e filtração 15
4 DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA 16
4.1 Cólera 16
4.2 Febre Tifoide 16
4.3 Hepatite Tipo A 16
4.4 Leptospirose 16
4.5Giardíase 16
4.6 Amebíase 16
4.7Gastroenterites 16
4.8 Esquistossomose 16
5 FORMAS DE CONTAMINAÇÃO 17
6CONCLUSÃO 18
1 INTRODUÇÃO
Embora seja indispensável ao organismo humano, a água pode conter determinadas substâncias, elementos químicos e microrganismos que devem ser eliminados ou reduzidos a concentrações para que não sejam prejudiciais à saúde humana. A industrialização e o aumento populacional dos centros urbanos têm intensificado a contaminação dos mananciais, tornando indispensável otratamento da água destinada ao consumo humano. Apesar de os mananciais superficiais estarem mais sujeitos à poluição e contaminação decorrentes de atividades antrópicas, também tem sido observada a deterioração da qualidade das águas subterrâneas, o que acarreta sérios problemas de saúde pública em localidades que carecem do tratamento e de sistema de distribuição de água adequado. Grande parte dasdoenças que se alastram nos países em desenvolvimento é proveniente da água de qualidade insatisfatório.
Embora haja diversas recomendações de diferentes autores relacionadas à qualidade da água bruta com a tecnologia de tratamento que pode ser adotada na estação, são sempre desejáveis a construção e a operação de instalações-piloto, tanto para escolher o tipo de tecnologia a ser utilizada quantopara definir os parâmetros operacionais e de projeto. Em estações existentes, o treinamento do pessoal técnico é uma medida indispensável para garantir seu funcionamento adequado. Além disso, devem-se realizar estudos de tratabilidade para ajustar os parâmetros de projeto e de operação sempre que for observado que a água não atende ao padrão de potabilidade, fato geralmente associado ao aumento devazão ou à alteração na qualidade da água bruta.
Todo esse cuidado não é pra menos. A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cercade três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas. Segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eta-Estação de Tratamento de Água
  • ETA.. estaçao de tratamento de agua
  • Eta-estação de tratamento de água
  • ETA
  • Estação de tratamento de água (ETA)
  • ETA estação de tratamento de agua
  • eta estação de tratamento de agua
  • Relatório Estação de Tratamento de Água ETA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!