ESTÉTICA E BIOSSEMIÓTICA - EDGAR ROBERTO KIRCHOF

2248 palavras 9 páginas
ESTÉTICA E BIOSSEMIÓTICA
EDGAR ROBERTO KIRCHOF

Em “Estética e Biossemiótica”, Edgar Roberto Kirchof inicia explicando o que é Etologia.Baseado nos estudos de Kornrad Lorenz, etologia ou pesquisa comparada do comportamento seria o estudo do comportamento de animais e de seres humanos, utilizando todos os métodos usados nas demais esferas da biologia.

No século XX, o termo etologia passou a ser empregado no contexto das pesquisas comparativas entre o comportamento animal e o comportamento humano, com base bioevolutiva, realizadas, inicialmente, pelo austríaco Konrad Lorenz e, mais tarde, também por seus seguidores, dentre os quais se destacam Irinäus Eibl-Eibesfeldt e Nikolas Tinbergen. (KIRCHOF, 2008, p.19-20)

A metodologia usada para o estudo do comportamento animal e humano deve ser feita através do registro de qualquer comportamento que seja próprio do animal, sendo distinguido depois qual comportamento é herança biológica e qual é resultado da experiência do observado. A etologia foca principalmente nos comportamentos herdados, que constituem a “marca de cada espécie”.
Havia uma separação entre a biologia e a psicologia e considerar uma base inata ou herdada biologicamente para o comportamento dos animais e também dos seres humanos iria contra critérios científicos de duas importantes escolas psicológicas: a Escola Finalista – que acreditava que os comportamentos inatos existiam, embora fosse inviável estudá-los cientificamente, e a Escola Behaviorista – que defendia que o comportamento é determinado pelo meio ambiente externo, onde os mais radicais afirmavam que “o indivíduo não passa de uma tabula rasa, moldada pelos estímulos que recebe ao longo de sua existência.” (KIRCHOF, 2008, p. 22)
Pesquisas apontaram que certas formas de movimento se repetiam de espécie para espécie, sendo tão comuns quanto às próprias características corporais. Assim, Lorenz defende que as semelhanças inatas do comportamento têm de ser compreendidas do mesmo modo

Relacionados