Estética epscicologia

8687 palavras 35 páginas
Imagem Pessoal e Auto-Estima

De acordo com estudos a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) , em 2004, em nosso país foram realizadas aproximadamente 616.287 mil cirurgias plásticas, sendo 365.698 mil consideradas estéticas, caracterizando o Brasil como o segundo país onde mais se fazem cirurgias plásticas ao lado dos Estados Unidos. Estes dados refletem a relevância do corpo para a sociedade contemporânea e sua busca incessante pela perfeição da escultura corporal. Esta procura desesperada alimenta uma pujante indústria da beleza. (JABLONSKI,2001).

Del Priore (2000, p. 15) afirma que o modelo corporal das mulheres ocidentais associa entre beleza, saúde e juventude e das práticas de aperfeiçoamento do corpo, a exemplo dos tratamentos estéticos. Assim, [...] a imagem corporal da mulher está longe de desembaraçar-se dos esquemas tradicionais, ficando longe da propalada liberação dos anos 70 (...) mais do que nunca a mulher sofre prescrições [...] no início do século XXI, as mulheres são obrigadas a se colocarem a serviço de seus corpos.

O corpo, por outro lado, é um comunicador de nossas emoções e um tradutor de nossos pensamentos e vontades. O movimento corporal fala, expressa e revela os mais íntimos desejos. É através dele – e com ele – que descobrimos o mundo e as sensações. Contudo, nosso corpo, muitas vezes, revela algo que não queremos mostrar, ou ainda é diferente e não corresponde às nossas expectativas (MELLO FILHO, 1992).

O desejo veemente da beleza, da perfeição das formas, sempre imperou na vida do homem. O incessante e angustiante desejo de parar o tempo, não para alcançar a imortalidade, mais sim à desesperada busca da eterna juventude. Mas o que é beleza? O mundo foi desafiado por esta pergunta. E a cada dia se aventura, há séculos, na busca de uma resposta escondida. A beleza e suas implicações na representação de si têm grande efeito no comportamento e nas relações dos indivíduos. Não somente poetas, filósofos, artistas. Mas

Relacionados