Estágio supervissionado de língua portuguesa

5011 palavras 21 páginas
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DIÁRIOS DE PARTICIPAÇÃO 4
2.2.PROJETO DE ENSINO 6
2.3 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .20
ANEXOS 21
ANEXO A – A ENTREVISTA .21 INTRODUÇÃO

Escolhi o tema Variação Linguística como abordagem principal de minhas aulas, pois é de suma importância a compreensão das variedades de linguagem que falamos, ouvimos, influenciados por fatores sociais, históricos, culturais, regionais e geográficos. E no Ensino Médio isto servirá de base tanto para o desenvolvimento de produção textual, como para conhecimento, é preciso antes de tudo estudar o que provoca estas variações, para poder fazer uso e aceita-las.
É um tema rico que bem abordado não ficará no esquecimento, pois faz parte do nosso dia a dia. Fazer entenderem que existem diferentes falares em cada região de nosso País, ou mesmo diferentes de geração para geração, há diferentes formas de pronúncia, vocabulários, variando de época para época.
Trabalhei o conceito de Língua e Linguagem, saberem definir e identificar a Língua padrão e fazer seu uso adequado nas diferentes situações que enfrentamos.
A presentei aos alunos três tipos de Variação Linguística: Variação diafásica, variação diatópica e variação diastrática.
A pedido da regente da turma abordei o uso dos porquês fazendo uma revisão de seu uso e aplicação e um pouco de ortografia.
São temas que se entrelaçam, pois saindo de Variação linguística, eles são consequência e sua aprendizagem é aceita com naturalidade pelos alunos.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Diários de Participação

DIÁRIO DE PARTICIPAÇÃO

Diário 1/2 – Aula 1/2

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Fagundes
Data: 13.09.2012
Das

Relacionados

  • Didatica Do Ensino De Langua Portuguesa 1360182473
    18337 palavras | 74 páginas