Estágio básico i - relato de observação sem intervenção: analisando o brincar e as lideranças na ifância.

2749 palavras 11 páginas
Introdução
A infância é objeto de estudo recorrente da Psicologia, muitas vezes visando o entendimento de sua composição enquanto fase do ciclo vital, ou, buscando a origem de psicopatologias manifestas no adulto, tradicionalmente, os modelos teóricos para a compreensão do comportamento observam a infância. Para esta observação, a analise do brincar é fundamental para o seu entendimento.
Para Cledi Gardin (s/d):
“Quando a criança usa seus próprios recursos, ou seja, como organizadora do seu saber, o brincar, facilita as vivências, a sociabilidade e permite a conquista de novos objetivos. Assim, a criança poderá ser mais feliz consigo mesma, com familiares, na escola com colegas e professores. Terá a chance de cultivar bons sentimentos que lhe farão uma pessoa mais feliz e capaz de produzir, criar experiências e superar valores dentro do seu contexto. O brincar pode deixar uma criança calma, mais observadora e com hábitos pessoais necessários para o seu pleno desenvolvimento escolar ou pessoal.”
Na interação social da brincadeira, podemos reconhecer atitudes e decisões tomadas pelas crianças que transformam o brinquedo em um processo complexo de brincar. Essas atitudes muitas vezes são iniciadas pelas mesmas crianças, assim que expostas aos ambientes de recreações. Tais manifestações são chamadas pela literatura de traços de personalidade, que futuramente, serão destacados como comportamentos de liderança. De acordo com Chiavenato (1999) “um traço de personalidade é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. O líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas” (p.172).
As brincadeiras segregadas entre meninas e meninos fazem parte da história da humanidade. Temos exemplos claros das distinções no brincar pela sua representação social, onde frequentemente, as atividades envolvendo bonecas, panelas, desfiles de moda são atreladas as meninas já, as brincadeiras com armas, bolas, lutas são

Relacionados