Estuturalismo

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
O preconceito existente em nosso país vai muito alem da questão de pronuncia diferenciada em determinados estados. É uma questão social, regional e mais ainda, uma questão histórica, que vem desde anossa colonização. O texto abrange o preconceito do passado ate os dias de hoje, tendo como exemplo a Grécia, com o povo civilizado e os bárbaros, e Portugal, que se direciona a nossa língua, queesta sendo aborda no contexto.
O texto busca justificar através de fatos históricos, que esse preconceito vem de uma questão da aceitação da língua portuguesa em nosso país, por motivospolíticos e religiosos, muitas questões foram abertas. Essas tais questões refletem ate hoje em nossa fala.
A objetividade do texto é mostrar, porque até hoje existe esse preconceito com anossa língua, trazendo a questão histórica, o texto leva o leitor a entender da sua fala e suas variações, informando que desde a colonização nossa língua já existia certa “divergências”.Com base nos estudos do Iluminismo, o alemão Hanns-Geor Gadamer, o conceito de preconceito, para o filosofo esse termo não tinha a ideia negativa que hoje possui, diz o autor: Preconceito significaum julgamento que é formulado antes que todos os elementos que determina uma situação tenham sido examinados” (Gadamer, 1988; 270).
Essa metodologia que o autor propõe, faz o leitorentender primeiramente o que significa preconceito. A partir dessa ideia o autor traça um paralelo entre: preconceito, história e língua, para entendermos que são pontos que estão ligados para sejustificarem.
Com a introdução da língua portuguesa em nosso país, surgiram diversas discussões políticas e religiosas, em vista disto os gramáticos defensores da unidade linguística tiveram comoresultados que a língua falada no Brasil define-se como “idioma luso-brasileiro e outros a define como um desvio do bom português, apontando as variações linguísticas”.
Devido à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estuturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!