estundate

704 palavras 3 páginas
Toxoplasma gondii

Grupo: Marina Moreira, Rondinele vital, Thamiris Franklin, Jéssica Cristina, Fernanda Machado.
4°período Biomedicina.

Introdução

A toxoplasmose é uma zoonose que infectas inúmeras espécies de vertebrados homeotérmicos, mais é comum nos gatos. Seu agente etiológico é toxoplasma gondii um esporozoário que desenvolve parasitismo intracelular e ocorre com muita frequência na população humana.

Estrutura
O toxoplasma gondii é alongado, pouco encurvado em arco ou crescente e com uma das extremidades mais atenuada que a outra. Mede cerca de 4 a 8 g de comprimento e 2 a 4 m de largura. O núcleo se situa no meio do corpo e se cora de vermelho pelo método de Giemsa enquanto o citoplasma fica azul.

No microscópio eletrônico o toxoplasma é revestido por 2 membranas .

Fisiologia e ciclo vital

O toxoplasma gondii invade varias células do seu hospedeiro mais sua afinidade são as células do sistema fagocitico mononuclear , leucócitos e células parenquimatosas.
Ao penetrar nas celular os toxoplasmas desenvolvem um processo ativo de endocitose .

O t.gondii desenvolve um ciclo sexuado nos hospedeiros definitivos e um ciclo assexuado nos hospedeiros intermediários. Nos hospedeiros definitivos ele realiza dois ciclos nas espécies Felis e Lynis ( gatos ) .

Transmissão
Grande parte da população humana e animal apresenta o parasitismo pelo T.gondii .
A infecção pelo T.gongii constitui uma das zoonoses mais difundidas pelo mundo.
O homem pode vir adquirir a infecção por três vias principais:
Ingestão de oocistos presentes em jardins, caixas de areias, lata de lixo, ou por vias de moscas, baratas, minhocas, etc.
Ingestão de cistos encontrados em carne crua ou malcozida
Congênita ou transplacentária: Cerca de 40% dos fetos podem adquirir T.gondii durante a gravidez estando a gestante em fase aguda da doença. A gestante que apresenta sorologia positiva para a doença antes de gravidez tem menos chance de infectar seu

Relacionados