Estudt

433 palavras 2 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Organizações de Computadores
Curso: LICENCIATURA EM INFORMÁTCA
Professor:
Nome do aluno: ANDRE LUZ DOS SANTOS
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir:

1. A evolução histórica do computador, apresentada no estudo do seu material didático, aponta diversos fatores que levaram a escolha do sistema binário para a implementação da máquina digital.

Descreva evidências que contribuíram para esta escolha, do ponto de vista do nível “Componentes Eletrônicos”. (3,5 pontos)
Diversos fatores contribuíram para a escolha do sistema binário, exemplo: a entrada e saída de dados que utilizava o conceito de cartões perfurados (2 tipos de informação: perfurado ou não) Os componentes eletrônicos entendem somente 2 formas de informação: ligado e desligado. Surgiu a linguagem binária, ligado (1) e desligado (0). A maior importância do sistema binário para a computação foi a aritmético-lógica. Se usássemos uma aritmética de 10 algarismos, precisaríamos conceber um circuito eletrônico capaz de registrar 10 estados distintos. À simplicidade e à facilidade de criação de circuitos elétricos e/ou eletrônicos baseados neste sistema, onde se trabalha com apenas duas grandezas matemáticas para representar dois resultados ou comportamentos distintos. Descoberta do transistor, possibilitando assim a miniaturização e diminuição do consumo dos componentes utilizados na computação e a utilização de barramento único, conseguiu-se criar uma forma de linguagem, chamada “linguagem de alto nível”, que possibilita a comunicação entre o sistema operacional, processador e demais componentes do

Relacionados