Estudos Socioculturaisdos Socioculturais

1239 palavras 5 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Sistemas de Informação
Professor: Agostinho Schneiders Nome do aluno: Lawrence Matildes
Data: 02/04/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.Acesso em: 25 fev. 2015. Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)
R.: A obtenção desmedida de lucro, característica marcante do capitalismo é o alvo central de Karl Marx, que acredita que o trabalho deve ser encarado como a base para o desenvolvimento da humanidade.
Conforme leitura dos textos sugeridos fica evidente que o trabalho escravo ainda é uma realidade num contexto mundial, herança de séculos de sistemas escravagistas sustentados pela divisão mundial do trabalho. Num passado não muito remoto, o trabalho escravo era considerado “aceitável” em países sem leis trabalhistas ou convenções de direitos humanos.
Na reportagem que retrata a realidade da marca Zara, os direitos básicos do cidadão são colocados em segundo plano, uma vez que, o foco é o aumento desenfreado da margem de lucro do negócio.
Em notícia recente apresentada em 19/04/2013 pelo portal “Repórter Brasil” se percebe a triste realidade do trabalho escravo em carvoarias em Goiás, onde o quadro de mals tratos, condições precárias, e desrespeito total aos direitos dos funcionários se repetem.
É dever do cidadão denunciar

Relacionados

  • pasta de estágio
    6009 palavras | 25 páginas