Estudos Socioculturais
Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2012.
Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)
REPOSTA:
O Mensalão, inegavelmente, agiu como uma navalha em nossa democracia, talvez um dos maiores golpes da história contra a democracia brasileira. Tal evento fere a constituição brasileira e para além de imoral, tal corrupção em meio ao poder legislativo negativa o patrimônio publico, aumenta a ineficiência e diminui a confiança das pessoas nas instituições públicas. Revoltante.
Quando a charge refere-se a "podemos conquistar uma vitória inédita" a primeira idea que acomete meus pensamentos é da impunidade e das coisas todas que sabemos e a revolta de que o julgamento do mensalão não foi exatamente o Juízo Final. Não é deveras intrigante que uma investigação que se pretendeu tão ampla tenha cuidadosamente poupado o chefe da camarilha? Nada como um grande e midiático julgamento para não se julgar de fato coisa alguma. Vergonhoso.
Os escolhidos e eleitos representantes do povo que teriam por DEVER prezar pela constituição brasileira, tal qual visa aos cidadãos direitos de liberdade e proteção a eventuais ações abusivas do Estado, quebram suas mascaras e se expõem corruptos e imorais em seus atos. A casa caiu.
Absorvido em pensamentos quanto a ética dos envolvidos no mensalão sou quase que instantaneamente atingido por Kant em seu Imperativo Categórico. Quem dera fossem todos os políticos amantes e seguidores de Kant. Sonho.
Faltou aos envolvidos, talvez, o que seja o entendimento do DEVER abordado por Kant. Aquele que sobretudo, deve ser em função de uma boa vontade. Faltou a aceitação de que a boa vontade implica na "obrigação" de agir sempre por respeito ao DEVER, independente dos espólios. Faltou transcender