Estudos Socioculturais

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Responda num único texto, de até 1 página:
Quais relações possíveis podem ser estabelecidas entre a biografia de Thiago de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras épossível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciadodesta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim daditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0 pontos)
No que diz respeito a biografia e exílio de Thiago de Mello, os fascículos retirados do poemas e aquiretratados, mostram o desejo de ter os objetos em questão: o direito de ser quem é, de expressar a própria opinião, sem sofrer represálias pelo simples fato de existir.
O poema vai ao encontro dadeclaração dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU, pois expressa - na época- um desejo reprimido pela gestão política do país. Ao escrever o poema no exílio, o poeta citou na verdade um desejo de quetodos tivessem voz e vez.
Embora a lei dos direitos humanos garanta uma igualdade ideal, depara-se no cotidiano com o sentido real da sociedade, idealidade e realidades fazem um contraste no que serefere a execução dos direitos. Depois de findado o regime militar ainda hoje se vê opiniões reprimidas e gritos calados, seja no cenário político e social, ou no ambiente familiar. A lei ampara osdireitos, mas não os alimenta. No Brasil, especificamente, com todo histórico de corrupção, que por convicção, crê-se que seja uma herança lusa, muitos brasileiros se exaurem dos seus direitos, uma vezque, muitas vezes atitudes criminosas como o desvio de dinheiro público fazem com que suas prioridades sejam substituídas por coisas supérfluas de interesse pessoal de certas autoridades, deixando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos Socioculturais
  • estudos socioculturais
  • Estudos Socioculturais
  • Estudo Socioculturais
  • Estudos Socioculturais
  • Estudos Socioculturais
  • Estudos Socioculturais
  • Estudos Socioculturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!