Estudos para N1 Psicanélise

693 palavras 3 páginas
Estudos de Psicanálise

1) Diferença entre transferência imaginaria e transferência simbólica.
O paciente chega com um sintoma e uma queixa, mas por trás faz uma demanda de amor ao analista. A transferência imaginária do paciente visa que o analista atenda sua demanda de amor (visa à completude) e quando o analista atende isso paralisa o avanço do tratamento. A transferência simbólica ocorre quando o analista não atende a demanda de amor do paciente e o deixa em contato com a falta que move o inconsciente e coloca o paciente em contato com o seu desejo.

2) Qual é a diferença entre histeria feminina e masculina
O que a mulher histérica busca é despertar o desejo de um homem muito mais do que encontrar prazer sexual com o companheiro. Quer o reconhecimento de que é uma mulher, mas ainda não o é completamente.
O que o homem histérico quer é conquistar uma mulher idealizada e quando o consegue, não sabe o que fazer com ela. Ele só quer ser confirmado em sua virilidade por essa mulher. Ambos (histérico e histérica) ficam fadados ao fracasso no ato sexual.

3) Qual método inicial para o tratamento da histeria?
Método de sugestão e da hipnose. A solução do problema devia ser uma catarse. Catarse significa purificação, ou seja, reviver as emoções guardadas do trauma e descarregá-las conscientemente.

4) Quais as principais características da Histeria? Explique cada uma delas
Exibicionismo, teatralidade e sedução.
Precisam se exibir para todos (exibicionismo) e fazem ema cena teatral (teatralidade) visando seduzir ou conquistar o desejo do outro sem vontade de retribuir.

5) O que é histeria?

Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo.

6) Diferença de saber referencial e saber teórico

o saber referencial

Relacionados