ESTUDOS DISCPLINARES TI respostas corretas

2274 palavras 10 páginas
Estudos Disciplinares I )

Trabalho Individual I (2015/1)
Pergunta 1

FREITAS (2011) evidencia que a escola é um espaço de discriminação, muitos estudantes são excluídos das salas de aula, seja por um comportamento que não condiz com os preestabelecidos ou simplesmente por considerarem que a homossexualidade é um pecado ou doença. De acordo com Seffner (2009), a escola deve ser um espaço de inclusão e acolhimento da diversidade sexual.
Nesse sentido o autor cita que:
Ao pensar na elaboração de ações que contribuam para garantir a efetiva inclusão da questão da diversidade sexual na pauta de estudos das escolas, a inclusão e a permanência efetiva dos alunos e das alunas que manifestam orientação sexual diferente da heterossexual.
1.

Fonte: SEFFNER, Fernando. “Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar”. 125-140. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org). Diversidade
Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília. Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
De acordo com seus conhecimentos, quais os pontos importantes que devemos observar na elaboração de ações educativas no espaço escolar?

I) O maior objetivo referente às ações de inclusão é criar dentro das escola um “ambiente de respeito e valorização da diferença”.

II) Quanto às discussões referente à sexualidade, devemos levar em conta que a “escola é um espaço público, e necessariamente laico”, assim as regras devem ser “democráticas de convívio, de valorização e de respeito à diferença”.

III) Proporcionar ampla formação docente para que os professores e professoras sintam-se aptos a planejar suas atividades didáticas acerca do tema.

IV) A escola deve trabalhar essas questões “por baixo dos panos”, pois esse tema não está nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação.

Dentre as alternativas, quais estão corretas?
a. Somente as alternativas I e IV.
b. Somente

c.

Relacionados

  • Itil and service delivery
    5770 palavras | 24 páginas