estudos disciplinares 7Artimanhas de um gasto gato

753 palavras 4 páginas
UNIP INTERATIVA
Trabalho em Grupo (TG)

ED – Unidade I – Os sertões, de Euclides da Cunha – Linguagem / Unidade II – Os sertões de Euclides da Cunha – Ensaio histórico – cientifico.

Letras Português - Inglês
Segundo Bimestre
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva

Santa Catarina – SC – Pólo Balneário Camboriú
2015

Introdução Segundo proposta discursiva citada discorreremos a respeito do jogo de palavras, a intertextualidade, dos neologismos e da metalinguagem usados pela autora.

Sumário
Introdução
2
Sumário
3
Desenvolvimento
4
Conclusão
6
Referencias bibliográficas
7

A) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema.

Neologismo é um Fenômeno lingüístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Os neologismos produzidos neste poema (“Artimanhas de um gasto gato”) foram importantes para alicerçar e dar continuidade ao texto.
Exemplos: gatografia; escrita do gato que pode tanto significar que o gato está como sujeito quanto como objeto do “grafia”, ou seja, da escrita, do desenho. Como sujeito, gatografia poderia significar algo como o gato escrevendo através dos arranhões que faz, as cicatrizes que deixa no rosto da dona. Como objeto, gatografia significaria o desenhar o gato, como a autora mesma diz: não sei desenhar gato, o texto nos leva a entender a existência de um código próprio (embora desconhecido) nas artimanhas do gato, bem como apresença de artifícios nos gestos do animal e hopogato = hipopótamo+gato,Como o gato, que afinal não é tão diferente assim de um hipopótamo como se poderia pensar, “O hipopótamo e suas hipopotas ameaçam gato (que não é hipogato) / Antes hiponímico”. Tomando emprestado a Drummond o seu palavra-puxa-palavra e inventando mais um neologismo, Ana C. cria no poema um elo entre os dois animais e sugere uma

Relacionados